Seat 600 do século passado viajou ao futuro com alunos de escola de Madrid

By on 12 Julho, 2019

A ideia foi pegar um veterano Seat 600 dos primórdios do século passado e transformá-lo num carro elétrico.

Contas feitas, 150 horas de trabalho, 10 peças novas e 12 alunos. Foi tudo isto que os alunos da escola San Patricio de Madrid necessitavam para conseguir converter o Seat 600 a gasolina num veículo elétrico.

A ideia veio de Manuel Amor, professor na Escola San Patricio, numa tentativa de motivar os seus alunos: transformar um carro convencional num modelo elétrico. Para base desse projeto, era necessário um veiculo leve e pequeno e, como diz este professor, “o 600 era perfeito porque ao pesar pouco precisamos de menos bateria e um motor mais pequeno.”

Entusiasmados, os alunos dedicaram-se á função e uma das maiores mudanças foi no interior. Passou a ter instrumentação digital, umecrã táctil e controlo automático de iluminação!”Tem sido muito interessante ver como os estudantes imaginam o carro do futuro e como o tornam realidade”, disse o professor. O maior problema residia nas poucas peças disponíveis. Os alunostiveram de criar todas as peças de ligação do motor a partir do zero, a fim de construir o novo propulsor elétrico.”Graças à reutilização, reparação e reciclagem de peças e materiais, o projeto é um exemplo de economia circular” refere Manuel Amor.

Naturalmente que o projeto foi encontrando vários obstáculos e desafios, alguns deles nada simpáticos. “Quando tivemos de entregar o carro, começou a sair fumo.  Pensávamos que estava tudo perdido. Felizmente, decidimos não atirar a toalha. Naquele momento verificamos as conexões, vimos o que estava errado e substituímos o fusível que tinha queimado”, lembra Manuel Amor. 

Um símbolo de liberdade na época em quefoi produzido, o Seat 600 impressionou os jovens de 18 anos que não conheciam a história do pequeno Seat e “ficaram impressionados com o facto de uma família poder viajar lá dentro”. Os outros alunos da escola também estavam curiosos para ver se o carro realmente funcionaria. “Os mais surpreendidos foram os avós, que viram um carro do seu tempo reavivado com a mais recente tecnologia”. Um projeto muito interessante que funcionou de forma perfeita e deu origem ao primeiro Seat 600 elétrico no mundo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)