Seat Tarraco: todas as novidades do novo modelo

By on 27 Novembro, 2018

Depois dos Arona e Ateca, Tarraco é o mais recente membro da família SUV da Seat, no caso, para o campeonato dos SUV grandes. A Portugal chega em princípios do próximo ano e os preços ainda não estão disponíveis. Espaço, pragmatismo, design moderno, mas também tecnologia, conforto e condução foram pilares centrais no desenvolvimento deste veículo. As novidades em seguida.

Exterior/Interior

O Seat Tarraco mede 4.735 mm de comprimento, 1.839 mm de largura, 1.658 mm de altura e 2,790 mm de distância entre eixos. No exterior destaca-se a grelha de expressivas dimensões e os faróis LED (de série) com a assinatura triangular. As linhas são modernas e elegantes e seguem os padrões estéticos atuais da marca.

No interior a aposta foi naturalmente no espaço, variando entre 5 e 7 lugares mediante o rebatimento da terceira fila de assentos. O espelho retrovisor não tem moldura e os bancos dianteiros e traseiros podem ser aquecidos, em opção, com o do condutor a poder contar ainda com regulação elétrica e função de memória.

O Digital Cockpit Seat conta com um ecrã de 10,25 polegadas e o sistema de infoentretenimento – com Android Auto e Apple CarPlay – com um ecrã central flutuante de 8 polegadas colocado ao centro do tablier.

Nota também para a Seat Drive App. Através desta é possível fazer uma verificação ao estado do veículo ou identificar a música via Shazam (apenas com Android Auto) – por via do ecrã de 8 polegadas. Também disponível está o Amazon Alexa que permite coordenar a agenda privada, escolher a música, navegar para pontos de interesse ou solicitar notícias consoante os temas personalizados. Há dois níveis de equipamento, Style e Xcellence.

Motorizações e componentes mecânicos

Há propostas gasolina e diesel. No primeiro caso temos o bloco 1.5 TSI com 150 cv, alocado a uma caixa manual de 6 velocidades e com tração dianteira ou o motor 2.0l com 190 cv, caixa automática DSG de 7 relações e tração integral 4Drive. A diesel as propostas recaem no bloco 2.0l TDI com 150 cv ou 190 cv. A versão menos potente tem ambas as opções de caixa e transmissão, enquanto a de 190 cv está apenas disponível com tração integral e caixa automática DSG de 7 relações.

A plataforma do Seat Tarraco é a MQB-A e à frente conta com suspensão independente McPherson com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, enquanto atrás a suspensão é multibraços, também com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. O modelo recorre também ao Dynamic Chassis Control (que permite ao Tarraco adaptar-se automaticamente às condições do piso) e há três modos de condução: Eco, Normal e Sport. As jantes são de 17 polegadas e as maiores em opção de 20. O peso é de 1.687 kg.

Sistemas de assistência à condução 

Neste capítulo há duas novidades: assistente Pre-Crash e assistente de capotamento. No primeiro o sistema reage em 0.2 segundos à eventualidade de um acidente e ajusta a folga dos cintos de segurança, liga as luzes de emergência, fecha os vidros e teto de abrir ajudando a proteger o habitáculo. No segundo caso o sistema faz um telefonema de emergência, desliga o motor, destranca as portas, liga as luzes de emergência e ajusta o sistema de ventilação.

Entre equipamento de série e opcional há ainda: front assist com deteção de bicicletas; assistente de manutenção de faixa e chamada de emergência; cruise-control adaptativo; assistente de emergência; deteção de veículo no ângulo morto; assistente de saída; reconhecimento de sinais de trânsito; assistente de congestionamento; assistente de máximos; assistente Pre-Crash; e assistente de capotamento

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)