Scala e Kamiq: Um novo capítulo para os compactos
A evolução sustentável da Škoda com as atualizações Scala e Kamiq

Skoda aposta forte no Scala e já libertou primeiros detalhes

By on 24 Outubro, 2018

Por esta altura andam a circular por estradas checas alguns modelos, altamente camuflados, do novo Skoda Scala, com alguns jornalistas ao volante, experimentando pela primeira vez como será o novo produto da casa checa, aposta forte para fazer crescer as vendas. À venda em 2019.

O Rapid nas versões de 4 portas e carrinha não conheceram sucesso e na hora de o substituir, a Skoda não hesitou e criou um carro mais adequado ao mercado e com um estilo mais sedutor. Chama-se Scala e foi revelado sob a forma de protótipo, o Vision RS que esteve presente no Salão de Paris. Consigo trouxe a nova linguagem de estilo da marca que será aplicada aos restantes modelos, nomeadamente, os substitutos do Octavia e do Superb, do novo SUV situado abaixo do Karoq e do novo Fabia.

O Scala terá cinco opções de motor. Todos sobrealimentados e com injeção direta, stop/start, filtro de partículas e recuperação de energia na travagem. Serão alimentados a gasolina, gasóleo e gás natural, com cilindradas entre 1.0 e 1.5 litros e potências entre 90 e 150 CV, com caixas manual de 5 e 6 velocidades e automática dupla embraiagem com sete marchas.

Do equipamento farão parte as luzes “full LED” à frente e atrás, suspensão dinâmica e todos os sistemas de segurança e de ajuda á condução disponíveis na caixa de peças do grupo Volkswagen. A plataforma do Scala será a MQB A0.

O novo modelo da Skoda será ligeiramente mais curto e estreito que o VW Golf, por exemplo, mas terá uma distância entre eixos maior, questão de manter a tradição de ampla habitabilidade dentro de um Skoda. Contas feitas, o Scala terá 4362 mm de comprimento, 1793 mm de largura, 2649 mm entre eixos e 1471 mm de altura. No interior, lá está, a maior distância entre eixos oferece ao Scala um interior e uma bagageira que se aproxima, bastante, do Octavia. A bagageira terá espaço para 467 litros que se esticam até aos 1410 litros com os bancos rebatidos.

Para adornar o interior do Scala há novos revestimentos e um ecrã sensível ao toque com 9,2 polegadas que, como opção, pode ser de 10,25 polegadas, com todos os mais modernos sistemas de conectividade e info entretenimento da Skoda. Permanecem o guarda chuva escondido na porta do condutor, o raspador de gelo e neve colocado na tampa do depósito de combustível e a bola de reboque retrátil eletricamente, além da função de abertura e fecho do portão traseiro.

Sobre o Skoda Scala, Bernhard Maier, CEO da marca checa, afirmou “com o novo Skoda Scala estamos a abrir um novo capítulo nos produtos da marca para o segmento compacto. É um produto totalmente novo que estabelece novos padrões no segmento no que toca a segurança, tecnologia e estilo. O Scala personaliza de forma perfeita a forma menos exuberante da marca em se afirmar, mas será a maior possibilidade da marca redefinir a sua postura e os seus objetivos.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)