Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Skoda Superb OHV de 1948 alvo de restauro pelo Museu Skoda

By on 3 Julho, 2019

O novo museu da Skoda, localizado na sede da marca checa em Mlada Boleslav, levou a cabo um restauro completo a um Superb de 1948, ao longo de três anos.

Esta é uma belíssima peça para o novo Museu da Skoda. Um Skoda Superb OHV de 1948, que estará em exposição até ao dia 1 de setembro, englobado na exposição temporária “Kvasiny – 70 anos da seta alada”.

O modelo esteve três a ser restaurado pelos especialistas do museu, pegando um carro de 1948. O Superb, recordamos, iniciou a sua carreira nos anos 30 do século passado e entre 1946 e 1948, foram produzidos, apenas, 158 chassis do Superb OHV, mas desses, somente 113 receberam uma carroçaria. Por isso são carros muito raros. A história do modelo agora restaurado começa com a entrada ao serviço numa frota de limusinas de uma grande empresa hoteleira da Checoslováquia.

Ao fim de 20 anos de trabalho, o carro foi vendido em 1968 à própria Skoda, tendo-o guardado durante 48 anos, até que em 2016 decidiu restaura-lo de A a Z. Uma empreitada que durou três anos até o colocarem em estado de exibição. É um carro magnífico que foi recuperado até ao mais ínfimo pormenor. Foi preciso fabricar muitas peças em falta e alguns painéis de porta não são originais, pois algumas desapareceram e outras pura e simplesmente desfizeram-se.

Foi feita uma pesquisa minuciosa aos arquivos da marca e a muitos registos fotográficos, aos desenhos originais, enfim, uma busca exaustiva que permitiu recolher os dados necessários para o restauro. Este não é o único Superb que está no Museu Skoda, mas é dos mais importantes pois testemunha o passado de glória da marca no início do século passado. 

Recordamos que o Superb foi produzido até 1949. Parada a produção, adormeceu até que em 2001 alguém teve a brilhante ideia de recuperar o nome para o topo de gama da casa checa. A primeira geração do “novo” Superb nasceu em 2001, seguindo-se segunda geração em 2008 e, finalmente, a terceira geração, nascida em 2015.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)