Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Skoda Vision E – Protótipo 100% eléctrico e autónomo no Salão de Frankfurt

By on 25 Agosto, 2017

Skoda Vision E

A Skoda irá apresentar, no Salão Automóvel de Frankfurt, uma versão actualizada do seu primeiro protótipo 100% eléctrico e autónomo (nível 3), o Vision E, previamente exibido no Salão de Xangai.  

Exterior

O design do Vision E apresenta características distintivas que a Skoda pretende atribuir aos seus veículos eléctricos: Portas de abertura oposta; quatro bancos individuais rotativos; em vez de retrovisores laterais, câmaras que transmitem vídeo do exterior em torno da carroçaria, para ecrãs situados no interior e inexistência do pilar B, de forma a favorecer a sensação de espaço. Comparativamente com a versão apresentada em Xangai, a frente foi renovada, exibindo agora um carácter mais assertivo.

Interior

No interior, para além do o painel de instrumentos e consola central touchscreen permitirem ao condutor e passageiro dianteiro operarem todas a funções e serviços associados ao sistema “Skoda Connect”, todos os ocupantes têm à sua disposição um display pessoal. Recorrendo a touchscreens, é possível aceder a vários tipos de informação, como detalhes sobre o veículo e conteúdo de entretenimento. Cada porta disponibiliza uma caixa para carregar telemóveis indutivamente.

O sistema de infoentretenimento pode ser operado por comandos de voz e gestos. Com a função “Eye Tracking”, câmaras monitorizam o condutor e avaliam o seu estado de alerta, um aviso é emitido caso sejam detectados sinais de cansaço. Através da avaliação do ritmo cardíaco, O Vision E até é capaz de automaticamente diminuir a velocidade, caso o condutor experiencie problemas de saúde. Os ocupantes do Vision E podem estar sempre ligados à internet através do Wi-Fi hotspot.

Características Técnicas

O Skoda Vision E mede 4668 mm de comprimento, 1924 mm de largura e 1591 mm de altura. Os engenheiros da Skoda evitaram utilizar um túnel de transmissão, o que confere mais espaço interior.

Os dois motores eléctricos auferem uma potência de 306 cv. e fornecem tracção às quatro rodas. O Vision E tem uma autonomia de 500 km e uma velocidade máxima de 180 km/h. Em auto-estrada, devido à capacidade de condução autónoma de nível 3, o sistema de de piloto automático permite ao Vision E acelerar, virar, travar e evitar obstáculos sem interferência do condutor. A função “Car Park Autopilot” encontra locais de estacionamento e direcciona o veículo até eles automaticamente. O Skoda Vision E é carregado por indução.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)