Tesla ultrapassou os 100 mil milhões de dólares de valor de mercado

By on 23 Janeiro, 2020

O valor de mercado da Tesla já passou a fasquia dos 100 mil milhões de dólares, superando o valor do Grupo Volkswagen.

Este valor da Tesla vai permitir a Elon Musk encaixar um enorme prémio, caso este valor se mantenha durante alguns meses. Com este valor, a Tesla vale mais que a General Motors e a Ford Motor Company juntas!

Este valor foi possível devido à uma subida de 5,9% da cotação da Tesla, sustentando um crescimento de 31% em 2019. Contas feitas, o valor de mercado da marca norte americana é de 104,5 mil milhões de dólares com cada ação a valer 569,47 dólares. Com este cenário, Elon Musk vai receber a primeira tranche da aposta que fez com os outros responsáveis da Tesla: não receberia nada até que a Tesla chegassem aos 100 mil milhões de dólares e se mantivesse acima desse patamar durante um período sustentável. Esta primeira tranche vale, livre de impostos, 346 milhões de dólares.

Curiosamente, a Tesla vale mais que a VW com vendas de 367.500 unidades, enquanto a VW comercializou 10,97 milhões de veículos. Mas, como isso é possível? Algumas previsões absolutamente irreais conduziram a esta situação. A primeira foi feita pela New Street Research e pelo seu analista Pierre Ferragu, que diz ser a Tesla capaz de vender entre 2 a 3 milhões de carros por ano em 2025, com mas mesmas margens de lucro dos construtores mundiais mais lucrativos, antevendo que as ações da Tesla chegariam a 800 dólares.

A Wedbush, por seu turno, anunciou que a robusta procura de carros elétricos na China e na Europa (!) bem como a agressiva trajetória da construção da Gigafábrica europeia, iriam reforçar os ganhos no quatro trimestre de 2019. Veremos se tudo não passa de uma bolha quando a Tesla apresentar resultados no dia 29 de janeiro, depois dos mercados fecharem.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)