Toyota e Subaru vão desenvolver nova plataforma elétrica e um SUV

By on 7 Junho, 2019

As duas marcas japonesas voltaram a juntar-se desta feita numa iniciativa que verá uma cooperação para desenvolver uma plataforma elétrica e um SUV elétrico.

O negócio é muito semelhante ao que levou á realização do Toyota GT86 e do Subaru BRZ e por isso, a plataforma e o SUV dai resultante – que será rival do futuro Tesla Model Y e do Jaguar i-Pace – serão produzidos para ambas as marcas.

A plataforma será semelhante á VW MEB, ou seja, versátil e que pode ser usada em todo o tipo de veículo, com a Subaru a trazer o seu conhecimento na realização de sistemas de tração integral, a Toyota a justificar o forte investimento na eletrificação.

Esta relação (que não é estranha pois a Toyota tem uma boa fatia do capital da Subaru, via a posição de controlo que a casa japonesa adquiriu em 2008 nos donos da SUbatru, a Fujy Heavy Industries) irá mais longe que atual parceria do GT86/BRZ. A Toyota tem estado a ajudar a Subaru a desenvolver o Crosstrek Hybrid, um SUV para o mercado norte americano. 

E comunicado, a Toyota refere que “a Subaru e a Toyota estão obrigadas a conduzir o desenvolvimento tecnológico com um senso de urgência através de um amplo espectro de iniciativas. Com base nos laços de colaboração até agora aprofundados, o acordo anunciado representa uma nova área de colaboração que se concentra especialmente na necessidade urgente de responder ao domínio da eletrificação.”

Ou seja, até a poderosa Toyota necessita de encontrar diversificação de fontes de financiamento e redução de custos, face aos gigantescos investimentos exigidos pela mobilidade elétrica.

Do lado da Subaru, um curto comunicado explica que a marca está totalmente comprometida com esta nova aliança, referindo que direcionou todos os seus recursos de pesquisa e desenvolvimento de modelos elétricos para a nova plataforma e o consequente SUV.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Deixe um comentário

Please Login to comment