Toyota lança citadino compacto e uma nova estratégia elétrica em Tóquio

By on 18 Outubro, 2019

Para lá do Yaris que já revelámos, a Toyota vai apresentar no Salão de Tóquio um novo modelo dedicado á cidade com motorização elétrica e uma estratégia elétrica nova.

O modelo chama-se, para já, EV e é um mini citadino elétrico destinado, segundo o comunicado da Toyota, “a uma utilização em curtas distâncias com reduzido impacto no ambiente.”

Com uma autonomia de 100 km e um circulo de viragem extremamente curto, tem uma velocidade máxima de 60 km/h. Para a Toyota, é um veículo que está pensado para utilizadores exclusivamente citadinos e para os mais idosos. O tempo de recarga é de cinco horas numa tomada doméstica de 220 volts. 

Para Akihiro Yanaka, responsável pelo desenvolvimento do modelo, “quisemos criar uma solução de mobilidade que possa apoiar a comunidade de idosos japoneses e oferecer liberdade de movimento a todos os patamares de vida de cada um.” O responsável da Toyota diz ainda que o modelo serve, igualmente, a novos encartados e a pequenos negócios baseados nas cidades.

A Toyota está a mudar a sua abordagem á mobilidade elétrica e o seu modelo de negócio de forma a melhor promover o conceito de produção em massa de veículos elétricos. Como parte dessa nova estratégia, a Toyota refere que irá “escrutinar todos os passos do ciclo de vida da bateria, desde a produção até à venda, revenda, reutilização e reciclagem, para maximizar o seu valor.” Isto é a resposta da Toyota à critica geral sobre os custos das baterias que tornam até o mais acessível modelo elétrico muito mais caro que um modelo semelhante com motor de combustão interna.

Segundo esta nova estratégia e a curto prazo, a Toyota vai introduzir um novo esquema de aluguer de baterias, onde as unidades usadas podem ser mudadas por novas, desmontadas para peças ou usadas em aplicações não ligadas ao automóvel. A Toyota está, também, a desenvolver as suas próprias estações de carga e está a preparar o lançamento de um programa de seguros específicos para modelos elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)