Novo Toyota C-HR PHEV: Primeiras impressões
Novo Toyota C-HR PHEV: As novidades por dentro e por fora

Toyota Raize foi lançado no Japão, mas poderá sorrir à Europa

By on 6 Novembro, 2019

O carro tem por base um Daihatsu, marca da Toyota, e utiliza a plataforma DNGA que não é mais que a versão mais barata da TNGA da casa japonesa. Chama-se Raize e está à venda no Japão.

O AUTOMAIS já lhe tinha dado conta deste pequeno SUV, abaixo do C-HR, com 3995 mm de comprimento, 1695 mm de largura e 1620 mm de altura. Ou seja, cairia certinho no segmento B-SUV europeu, cintando com um interior anormalmente espaçoso e uma bagageira com 369 litros de capacidade sem rebater nenhum banco.  Se rebater os bancos, a capacidade de carga alarga-se e pode mesmo albergar objetos mais compridos. A Toyota espalhou pelo interior, uma série de espaços de arrumação.

Graças à nova plataforma, o carro é leve, mas rígido e a suspensão é, agora, mnais adaptada a um comportamento eficaz. 

O motor é um bloco de 1.0 litros a gasolina com caixa D-CVT da Toyota, tem 98 CV e 140 Nm de binário. Tem um consumo de 5,4 l/100 km e pode ter tração integral, além de estar equipado com todos os sistemas de segurança como Smart Assist, sistema de travagem autónomo de emergência, cruise control adaptativo e ajuda ao estacionamento. Veremos se o Raize ainda aparece, ou não, no mercado europeu.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)