Tudo sobre o novo Dacia Duster

By on 17 Junho, 2018

André Duarte
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Apresentação – Dacia Duster

Refinado

Seis meses após a chegada aos mercados Europeus, é a vez de Portugal receber a nova geração de um modelo que continua a apresentar um preço de franzir o sobrolho. São 14.900€ para a versão de entrada

O Dacia Duster foi lançado no início deste ano, mas só a 29 de junho chega a Portugal. O motivo? Apenas dois centímetros. Foi o que a marca teve de reduzir na altura, através da introdução de um amortecedor específico, para o modelo ser classe 1 nas portagens, na versão 4X2.

EXTERIOR E INTERIOR

O modelo apresenta um design exterior completamente novo, com linhas mais joviais, mas sem perder a robustez que lhe é conhecida. O cunho aventureiro é garantido pelas proteções inferiores, dianteira e traseira, de maiores dimensões, a par das novas barras de tejadilho integradas na carroçaria e bonitas jantes de 17 polegadas.

Os faróis assumem a nova assinatura luminosa e foram colocados nas extremadas da carroçaria, fazendo transparecer a sensação de um conjunto mais aguerrido. No exterior há ainda a destacar a grelha dianteira alargada, o capot mais horizontal, o para-brisas com uma base avançada em 100 mm e uma cintura de carroçaria mais elevada.

Mas se o exterior cativa, o interior não se fica atrás, sendo onde a marca mais inovou. Desde logo pela aplicação de materiais de maior qualidade. São vários os pormenores que dotam o habitáculo de maior conforto, para condutor e passageiros, numa bem-vinda remodelação geral

Desde logo saltam à vista os estofos de malha 3D em relevo, com pespontos, e as inserções em cromado acetinado, que dão um toque distintivo, surgindo nos puxadores das portas, consola central, volante e seletor das velocidades.

O volante passa a ser multifunções e regulável em altura e profundidade. Os novos bancos, bem mais confortáveis, veem a possibilidade de regulação em altura aumentada em 20mm (total de 60mm). Há ainda a alavanca de velocidades mais curta, que facilita o manuseamento nas passagens de caixa.

Para o bem estar geral junta-se ainda a melhoria ao nível da insonorização. Para tal a marca aumentou entre 20% a 50% as superfícies de absorção no habitáculo e na zona do motor, a par da adoção por um vidro dianteiro de maior espessura.

Ao conforto junta-se o espaço, com um total de 27,2l disponíveis no habitáculo. Quanto à bagageira, são 478 litros disponíveis na versão 4×2 e 467 litros na versão 4×4. Com os bancos traseiros rebatidos esta estende-se aos 1.623 litros.

NOVOS EQUIPAMENTOS

Para que nada falte, a Dacia reforçou o novo Duster também ao nível das tecnologias disponíveis. Alerta de ângulo morto, sistema de ativação automática das luzes e cartão mãos-livres são agora mordomias que podemos encontrar num modelo que tem na câmara multivistas, uma estreia da marca e em modelos do Grupo Renault, talvez o seu maior destaque neste particular.

Como o próprio nome indica, a câmara oferece-nos vários ângulos que facilitam em muito as manobras, estando ativada até um máximo de 20 km/h. Esta multivista é garantida por um conjunto de quatro câmaras – uma frontal, duas laterais e traseira – que garantem uma visão 360º.

Através do ecrã MediaNav Evolution, agora colocado numa posição mais elevada, algo que facilita a sua leitura, podemos ver alternadamente cada um dos ângulos, tanto de forma automática, como selecionando-os manualmente. O botão MCV, integrado nas novas teclas em piano na consola central, permite-nos ligar ou desligar a referida câmara.

Mas para que nada falte na nossa experiência off road, a versão 4X4 conta com Hill Start Assist, Hill Descent Control, uma bússola e informações em tempo real sobre os diversos ângulos de inclinação do automóvel. Temos ainda um botão rotativo que nos permite selecionar apenas tração dianteira; o modo Auto; ou bloquear a tração integral até um máximo de 40 km/h.

Por último, a nova direção assistida elétrica facilita bastante a tarefa de condução, tornando-a mais agradável e prazerosa, pela facilidade em manusear o veículo, mesmo em terrenos bastante acidentados. Por outro lado, e para os momentos em que pensemos em poupar combustível, o botão Eco, situado também na consola central, é o aliado ideal.

MOTORES

A aposta mantém-se nos blocos diesel e gasolina. No primeiro caso temos o 1.5 dCi com 110 cv, o único disponível em ambas as versões, 4X2 e 4X4. A gasolina a opção recai no 1.2 TCe com 125 cv. Para o final do ano surgirá a versão GPL. Todos estão alocados a uma caixa manual de 6 velocidades. Os níveis de equipamento são três: Essential, Comfort e Prestige. O primeiro está apenas disponível na versão a gasolina.

EM ESTRADA  

Na apresentação nacional do novo Dacia Duster a organização reservou à imprensa a exigente experiência de colocarmos à prova o modelo em pisos bastante degradados e com inclinações acentuadas numa pedreira. Resultado, se em estrada e fora dela a versão 4X2 já surpreende pelas capacidades off road em mau piso, assim como na disponibilidade constante de tração, isto na versão dCi de 110 cv, que tivemos em mãos, o 4X4 deixa-nos impressionados. Na referida pedreira, o Hill Descent Control permite-nos descer com toda a segurança sem recorrermos aos travões, enquanto o Hill Start Assist transmite-nos toda a confiança para podermos arrancar a meio de subidas íngremes sem problema. A par disto, a direção assistida elétrica certifica-nos a facilidade de controlo do veículo, enquanto a câmara multivistas nos permite ver, tanto em descidas como em subidas, as zonas cegas quando estamos em topos e sem visibilidade para o terreno. Tudo isto, com um conforto que surpreende, dado a degradação do piso em que tivemos ocasião de circular. Em suma, o Dacia Duster é um SUV que associa uma boa qualidade geral, a uma estética em conformidade e a capacidades off road de nota, por um preço que fala por si.

 

PREÇOS

dCi 110 cv 4X2

Comfort – 19.650€
Prestige – 21.400€

dCi 110 cv 4X4 

Comfort – 22.150€
Prestige – 23.900€

TCe 125 cv 4X2

Essential – 14.900€
Comfort – 16.650€
Prestige – 18.400€

 

 

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