Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Veja as primeiras imagens do novo Volkswagen T-Roc

By on 23 Agosto, 2017

A Volkswagen apresentou finalmente o crossover T-Roc, modelo que entrará em produção ainda este ano, na fábrica AutoEuropa, em Palmela.

O T-Roc será produzido com base na versátil plataforma MQB. O consumidor poderá escolher entre seis diferentes motorizações e duas caixas de transmissão, uma manual de 6 velocidades e uma automática DSG de 7 velocidades. Poderá ainda optar por tracção integral 4MOTION (4WD) ou parcial (2WD, eixo frontal).

A versão base estará equipada com o motor 1.0 TSI gasolina, turbo de 115 cavalos, disponibilizará apenas caixa de transmissão manual e 2WD. O novo motor 1.5 TSI Evo de 150 cavalos já permite ao consumidor optar por uma caixa manual ou automática e por tracção 2WD ou 4WD. A versão de gama alta estará equipada com um motor 2.0 TSI de 190 cavalos, caixa automática DSG e tracção integral 4WD. Estas três motorizações completam a linha de motores a gasolina do Volkswagen T-Roc.

A linha diesel é composta por três motores TDI. Um motor 1.6 l de 115 cavalos, disponível apenas com a caixa manual de 6 velocidades, um de 150 cavalos de 2.0 l, que já permite ao consumidor optar pela caixa automática DSG e por tracção integral 4MOTION, e finalmente um motor 2.0 l de 190 cavalos, apenas disponível em modelos de tracção integral e com caixa automática DSG.

Em termos de design, o T-Roc difere bastante do maior Tiguan. Apresenta umas linhas de tejadilho em formato de coupé, dimensões mais compactas (é 252 mm mais curto e 81 mm mais baixo) e uma secção traseira inclinada.

A frente do T-Roc é caracterizada pelo logótipo VW bem visível, uma larga grelha, faróis esguios e umas arredondadas luzes diurnas LED.

A cabine interior é praticamente a mesma do Golf mais recente. O VW T-Roc pode ser equipado com o mais recente sistema “Active Info Display”, caracterizado por sensores digitais personalizáveis, que substituem os comandos analógicos tradicionais. Um avançado sistema de infoentretenimento, com um touchscreen opcional de 8 polegadas e Apple CarPlay e Androi Auto, carregamento de telemóveis por indução e um sistema de som Beats, complementam a cabine interior.

Mas o que realmente distingue o Volkswagen T-Roc do Golf ou do Tiguan é a possibilidade de personalização através do conceito “bicolor” que permite ao consumidor personalizar o seu veículo escolhendo uma combinação de cores.

Espaço e funcionalidade não foram sacrificados e nome do estilo. Nos bancos traseiros, o espaço para as pernas é amplo e uma mala com uma capacidade de 445 l (1290 l com bancos rebatidos) é mais que aceitável.

Volkswagen afirma que todas as versões estarão equipadas com “Front Assist”, um sistema de travagem de emergência automática, e um serviço automático de assistência em caso de colisão ou avaria. Ar condicionado, luzes traseiras LED e jantes de 16 polegadas também estarão incluídos.

As versões de gama média poderão ser equipadas com um tejadilho de uma cor diferente do resto da carroçaria, de forma a criar um atractivo contraste, mais elementos cromados e jantes de maiores. A versão de gama alta, terá ainda pedais em alumínio e bancos desportivos. Uma boa variedade de cores fortes estará disponível para todas as gamas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)