VW e BMW investem na Northvolt, produtor sueco de baterias

By on 13 Junho, 2019

A Northvolt, empresa sueca produtora de baterias, conseguiu recolher mais de mil milhões de euros de investimento, grande parte dele vindo da BMW e da Volkswagen.

A empresa sueca de fabrico de baterias anunciou ontem que reuniu mais de mil milhões de euros de investimento para completar o financiamento da sua fábrica. Entre os maiores investidores, estão a BMW e a Volkswagen. A segunda comprou 20% do capital da empresa, tendo já assinado uma “joint venture” para construir uma fábrica de baterias em Salzgitter, Alemanha.

A unidade de produção da Northvolt localiza-se em Skelleftea, Suécia, e quando começar a produzir em agosto, terá uma capacidade de 16 gWh de baterias. A empresa já anunciou que vendeu significativa parte da produção planeada até 2030, avaliada em mais de 13 mil milhões de euros.

Em comunicado, Peter Carlsson, CEO da Northvolt, refere que “este é um grande marco na história da Northvolt e marca, também, o momento chave para a Europa, mostrando que estamos prontos para competir na próxima vaga de eletrificação.”

Além, da VW e da BMW, os fundos suecos de pensões AMF e Folksam, e a fundação IMAS Foundation, ligada à Ikea, contribuíram para o aumento de capital da Northvolt. A Goldman Sachs investiu e o Banco Europeu de Investimento realizou um empréstimo de 350 milhões de euros, o seu maior investimento direto na tecnologia elétrica.

A Volkswagen anunciou que a “joint venture” com a Northvolt que vai criar a fábrica na Alemanha, terá uma capacidade de 16 gWh e estará em plena produção a partir do final de 2023, início de 2024. Com este investimento, a VW terá um lugar na administração da Northvolt.

Stefan Sommer, responsável da Volkswagen, referiu que “com a Northvolt, encontrámos um parceiro europeu com o conhecimento, a sustentabilidade e a produção de células de baterias que nos permite avançar na Alemanha com a produção própria.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Deixe um comentário

Please Login to comment