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VW estuda filtros de partículas para os travões!

By on 3 Maio, 2019

As cada vez maiores preocupações dos governantes estão a levar os construtores a um nível de detalhe impressionante. Depois dos massivos investimentos na mobilidade elétrica, descobre-se, agora, que os veículos elétricos não são assim tão isentos de poluição.

Cada vez que um veículo trava, são criadas finas partículas que são libertadas para o ar. Pois é… Ninguém se lembrava do pó dos travões.

Mas a empresa Mann+Hummel, fornecedor de peças e acessórios, pensou e segundo um estudo que produziu, aproximadamente 10 mil toneladas de partículas de travão são criadas a cada ano, só na Alemanha! É muita poeira composta por microscópicas partículas que podem penetrar nos alvéolos pulmonares e causar doenças respiratórias e cardio vasculares.

É por isso que a Mann+Hummel (que trabalha na ideia desde 2003), em colaboração com a Volkswagen, está a desenvolver um filtro de partículas para as poeiras dos travões. A imagem deixa ver como funciona. Um filtro é colocado por baixo da maxila de travão, dentro de um casulo que pode ser adaptado aos diversos tamanhos de discos e maxilas. As fibras dos filtros são resistentes à corrosão e suportam temperaturas elevadas. Os testes confirmar que os filtros podem reter até 80% das partículas geradas pelos travões.

Pode parecer ridículo, mas a Mann+Hummel diz que “veículos que cumpram a norma Euro 5 poderiam compensar as suas emissões de poluentes, retendo as poeiras dos travões e do ar nesses filtros. A contabilidade total das emissões dos veículos poderia ser utilizada para os classificar dentro da norma Euro6 e até a veículos híbridos.” Ou seja, os carros hoje banidos de certas cidades poderiam regressar. Ou seja, ainda vamos ouvir falar destes filtros das partículas de travagem dentro em breve.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)