VW Roomzz tem três filas de bancos e autonomia de 450 km

By on 15 Abril, 2019

Aqui está o rival da Volkswagen para o Tesla Model X. Chama-se Roomzz, é um protótipo, mas deixa claras quais as linhas de um dos modelos da gama ID da VW. Sem surpresas… um SUV.

O modelo foi revelado num evento feito antes da abertura de portas do Salão de Xangai, fazendo parte da gama ID a base da ofensiva elétrica do grupo Volkswagen e que estará no mercado em 2021.

Oferecendo, reclama a VW, o mesmo espaço interior que um Touareg, o Roomzz tem 4915 mm de comprimento, 1890 mm de largura e 1760 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2965 mm. Como destaques estão as portas de abertura antagónica, mas de forma deslizante e não com base em dobradiças, oferecendo uma acessibilidade enorme, dispensando o pilar B e aproveitando a estrutura onde as baterias estão alojadas no fundo do carro, reforçando tudo com mm grosso pilar C.

A propulsão do Roomzz é elétrica com dois motores elétricos a debitarem 306 CV, alimentados por uma bateria de 82 kWh. Com esta configuração, a VW anuncia uma autonomia de 450 km, medidos debaixo do protocolo WLTP. Chega dos 0-100 km/h em 6,6 segundos e tem como velocidade máxima os 180 km/h. Com um carregador de 150 kW, o Roomzz recupera 80% da carga em 30 minutos.

O protótipo apresentado tem condução autónoma de nóvel 4, pelo que os bancos têm capacidade de rotação para o interior de 25 graus, oferecendo uma sensação de “lounge”, tem um interior adaptado a essa situação, que muda consoante o modo de condução escolhido. Por isso mesmo não há um tabliê convencional, mas sim um ecrã enorme, digital, com uma cobertura em vidro, o mesmo se passando com o volante. Destaque, ainda, para um novo material chamado “AppleSkin”, produzido a partir de materiais renováveis, que forra os bancos e painéis de porta feito em madeira processada.

Enquanto o carro não é oficialmente lançado em Xangai e são revelados mais pormenores, veja a extensa galeria de fotos que lhe oferecemos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)