ZF desenvolve protótipo de airbag exterior

By on 13 Junho, 2019

O gigante alemão do aftermarket apresentou um protótipo de um airbag… exterior que se espoleta ainda antes da colisão acontecer.

Segundo os responsáveis da ZF, esta inovação será capaz de reduzir até 40% a gravidade dos ferimentos causados por um choque lateral. É uma proposta inovadora e inesperada que é a resposta da ZF à necessidade de reduzir os números alarmantes dos choques laterais: 33% dos ferimentos graves e das mortes ligadas a acidentes, são resultado de choques laterais. A boa notícia é que a ZF assegura que dentro de quatro anos este airbag lateral pode ser usado em todos os veículos.

O airbag exterior tem um tamanho cinco a oito vezes superior a um airbag clássico e o sistema assenta em câmaras, num radar e num lidar, para determinar o momento em que a colisão será inevitável e encher em 150 milisegundos um airbag colocado no exterior do veículo, entre os dois eixos. Os mesmos sensores do exterior comunicam com os do interior do carro e permite que os cintos sejam pré tencionados antes que o embate se produza.

Como referimos no início, a redução de 40% na gravidade dos ferimentos em caso de embate lateral, reduzindo em 30% a penetração do veículo agressor no habitáculo do veículo embatido. Quanto a preços, a ZF não referiu nenhum valor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Deixe um comentário

Please Login to comment