Aiways acelera crescimento nos mercados europeus através de novo investimento

By on 18 Janeiro, 2022

A marca chinesa pretende estar presente em mais de dez mercados europeus e em Israel ainda este ano. O seu modelo de entrada será o SUV U5, que chegará a Portugal em abril.

Fundada em 2017, a Aiways é uma startup chinesa de automóveis elétricos e uma das primeiras a expandir-se para o mercado europeu. Com o objetivo de assegurar um crescimento rápido e bastante dinâmico, recebeu um novo financiamento na ordem das centenas de milhões de dólares, que deu origem a uma reestruturação da administração da empresa.

Assim, o seu novo chairman passa a ser Chen Xuanlin, um dos acionistas da Aiways de longa data e que tem acompanhado o seu crescimento, tanto na China, como a nível mundial, desde a sua fundação. Além dele, foi também nomeado para a administração da empresa Zhang Yang, o antigo vice-presidente da Nio, sendo que Samuel Fu, o fundador da marca, continuará a desempenhar o cargo de Presidente a partir da sede em Xangai. Para ligar os dois pontos do globo e assegurar a estratégia de crescimento da marca na Europa, mas também noutros mercados internacionais, Alexander Close mantém-se como o vice-presidente das operações internacionais.

Com estas alterações, no entanto, a Aiways mantém-se focada no seu crescimento global com um particular foco no início da sua comercialização em novos mercados. Entre eles estará Portugal, onde o SUV U5 passará a estar disponível a partir do mês de abril. Portugal junta-se assim a mercados europeus como a Bélgica, a Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, e Suíça, além de Israel, estando já prevista a entrada da marca em mais mercados ao longo dos próximos 11 meses.

Após o início da comercialização do SUV U5, a Aiways tem ainda prevista a apresentação do novo U6 SUV-Coupé durante este ano, ambos equipados com uma solução 100% elétrica, com uma grande autonomia anunciada e que dão início a uma agenda de lançamentos a uma cadência de um novo modelo por cada ano nos mercados europeus.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)