Aiways lança movimento #LoveYourDrive… e começa por Portugal
Aiways U6 no ECAR Show

Aiways promete uma experiência acústica inovadora para o U6 SUV-Coupé

By on 4 Novembro, 2022

Para o seu modelo mais recente a Aiways contou com a experiência da Magnat no desenvolvimento de um sistema de som mais adequado ao seu habitáculo.

Se há vantagem que os automóveis elétricos vão sempre ter face a um modelo equipado com um motor de combustão interna é na quantidade de ruído emitido e nas vibrações provocadas pelo mesmo que se podem vir a sentir no habitáculo. Por essa razão, nos automóveis 100% elétricos, tudo o que esteja relacionado com o sistema auditivo requer ainda um pouco mais de atenção, uma vez que todo e qualquer som tem tendência para ganhar mais notoriedade devido, justamente, à ausência de diversos outros tipos de ruído.

Desta forma, e no desenvolvimento do novo Aiways U6 SUV-Coupé, a marca chinesa pode contar com a experiência da Magnat no desenvolvimento de um novo sistema de som para o seu habitáculo. Usufruindo de uma rigidez torsional bastante elevada e de um enorme cuidado na eliminação de eventuais ruídos aerodinâmicos, os engenheiros da Magnat também acabaram por colaborar no desenvolvimento deste modelo. E numa primeira avaliação ao habitáculo, foram detetadas 24 cavidades que poderiam alterar algumas das frequências sonoras e as diversas superfícies que poderiam dar origem a vibrações foram também alvo de uma maior atenção por parte dos engenheiros da Aiways. E tudo isto, além de também ter havido um trabalho conjunto na escolha de diversos materiais do habitáculo.

Em termos de parcerias, a escolha da Aiways recaiu nos especialistas alemães da Magnat, que idealizaram um sistema de altifalantes perfeitamente adaptado às condições acústicas do habitáculo do Aiways U6 e totalmente calibrado em função da dimensão do espaço e da colocação de cada um dos dez altifalantes existentes. Os de agudos e médios foram instalados nas portas, enquanto no centro do tablier há um altifalante central para uma solução mais envolvente. E na zona inferior da bagageira fica instalado um subwoofer ativo com uma caixa de tamanho mais generoso, de forma a oferecer graves poderosos e também muito envolventes. E para terminar, com o objetivo de alimentar tudo isto, foi adicionado um amplificador de potência com oito canais.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)