Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Audi Q8 e-tron chega a Portugal na Primavera, mas já tem preços disponíveis

By on 28 Dezembro, 2022

A versão atualizada do Audi e-tron chama-se agora Q8. Continuará a ter disponíveis dois formatos de carroçaria e três hipóteses de escolha em termos de propulsão, com autonomias que chegam quase aos 600 quilómetros.

A caminho dos cinco anos de mercado e com mais de 150 mil unidades já comercializadas, o Audi e-tron estava a desejar uma pequena atualização de forma a acompanhar as tendências de mercado mais recentes e adotar as últimas tecnologias que a marca dos anéis tem integrado nos seus modelos. E agora, ela aqui está, a versão mais atualizada do e-tron passa a chamar-se Q8 e-tron, conta com dois formatos de carroçaria (normal e Sportback) e até uma opção mais desportiva, o SQ8, capaz de superar os 500 cavalos de potência.

Visualmente, e de uma forma geral, não parecem existir grandes diferenças face ao seu antecessor, mas elas existem e não são poucas. Na secção dianteira, por exemplo, a grelha frontal continua a conquistar todo o protagonismo, com um formato semelhante, mas com um desenho interior diferente que nem sequer dispensa um sistema de iluminação específico. Em torno desta, os acabamentos e os traços foram modernizados, existindo ainda uma nova geração dos sistemas de iluminação com Digital Matrix LED, capaz de projetar imagens à nossa frente e até dar uma ajuda a central o carro em situações mais apertadas.

Além disso, é também na secção dianteira que conhecemos a nova geração do logo dos quatro anéis, numa versão bidimensional e que está presente em toda a imagem corporativa da Audi. Na secção posterior, os sistemas de iluminação contam com um formato que reconhecemos de imediato, mas a tecnologia foi atualizada para a versão mais recente. Em termos de tamanho, não há grandes diferenças a assinalar, mantendo-se a enorme distância entre eixos de quase três metros.

Esta é a medida que garante uma enorme dose de espaço para os passageiros da fila de assentos traseira, ainda que espaço seja coisa que não falte a bordo deste novo Q8 e-tron. Além disso, o patamar de qualidade está também de acordo com o que a Audi fornece aos seus modelos topo de gama, precisamente o posicionamento desejado para esta nova opção. Por causa disso, estão presentes os sistemas mais de recentes de climatização, por exemplo, com zonas independentes, ionizador e ambientador, que asseguram uma qualidade de ar elevada a bordo do Q8.

No capítulo dos sistemas multimédia, destaque para os monitores táteis de grandes dimensões, com 10,1 e 8,6 polegadas, que contam com a maioria das funções necessárias na sua interface de utilizador, mas também o painel de instrumentos totalmente digital ‘Audi Virtual Cockpit’ com uma resolução bastante elevada. E claro, se o cliente assim o desejar, também está disponível um sistema de som mais elaborado, desenvolvido pela Bang & Olufsen à medida do habitáculo do Q8 e-tron.

As três opções de sistema propulsor começam com a versão 50 e-tron, equipada com uma bateria de 95 kWh, em conjunto com dois motores elétricos capazes de oferecer uma potência máxima de 340 cavalos e um binário de 664 Nm. No que diz respeito à autonomia, esta versão consegue oferecer valores entre os 488 quilómetros no formato SUV e os 500 da versão Sportback. A opção seguinte é o 55 e-tron, também com dois motores, mas com uma bateria de 114 kWh. A potência máxima gerada pelo sistema é de 408 cavalos, mas o binário mantém-se nos 664 Nm. Com a presença da bateria com mais capacidade, as autonomias máximas ficam entre os 578 e os 594 quilómetros, consoante o formato de carroçaria.

No topo da oferta fica o mais desportivo SQ8, que inclui o mesmo sistema de baterias da versão ‘55’, mas é propulsionado por três motores elétricos, um no eixo dianteiro e dois no eixo posterior. A potência máxima do sistema passa para os 503 cavalos e o binário para os 973 Nm, mas a autonomia desce para um intervalo entre os 461 e os 480 quilómetros, também consoante o formato de carroçaria. O carregamento das novas baterias, que contam com mais 20 por cento de densidade energética, pode ser efetuado até uma potência de 170 kW.

Em termos de datas e preços, o novo Audi Q8 e-tron chegará ao mercado alemão no final de fevereiro do próximo ano. Na mesma altura, ficarão disponíveis as encomendas deste modelo em Portugal, com a chegada das primeiras unidades previstas para um mês depois, entre o final de março e abril.

Os preços da versão 50 começam nos 79.869 euros com o formato mais convencional e nos 82.529 para a opção Sportback. No caso de querer optar pela versão mais potente e com mais autonomia, a 55 e-tron, será necessário adicionar 2.669 a cada um destes valores. A opção mais desportiva da gama, o SQ8 chegará um pouco mais tarde, no final de maio, mas também com os dois formatos de carroçaria disponíveis e com as encomendas a abrirem em março.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)