BMW assinou contrato milionário com a Northvolt para o fornecimento de baterias

By on 21 Julho, 2020

São 2 milhões de euros o valor do contrato rubricado entre a BMW e a sueca Northvolt para a produção de baterias por parte da segunda para os modelos da primeira.

O acordo prevê que as primeiras células de bateria sejam entregues a partir de 2024, tendo como condição a produção das células requeridas pela BMW para os seus modelos, mas também a construção de uma nova fábrica onde vão ser produzidas as baterias.

Em comunicado, a BMW confirma que 100% da energia necessária para produzir será obtida de forma limpa, maioritariamente eólica e hidroelétrica e que a utilização de materiais como o lítio e o cobalto serão extraídos de minas responsáveis ambientalmente, debaixo dos parâmetros de sustentabilidade requeridos pela BMW e pela Northvolt.

A Northvolt passa a ser o terceiro fornecedor de baterias para a BMW, depois da Samsung SDI e da chinesa Comtemporary Amperex Technology. Recordamos que a Northvolt foi fundada em 2016 por dois ex-executivos da Tesla e que a BMW já era parceira da Northvolt desde 2018.

A Northvault tinha acabado de assegurar quase mil milhões de euros em investimento na empresa, incluindo este contrato com a BMW. Mas também a Goldman Sachs e o grupo Volkswagen. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)