BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

BMW Group resume o ano de 2022 com a aposta numa frota mais sustentável

By on 10 Janeiro, 2023

Num ano que ainda manteve diversas dificuldades, as vendas do BMW Group viram destacadas as opções eletrificadas nas marcas BMW e Mini, enquanto nas duas rodas, os números foram recordistas.

Nas contas de final de ano do BMW Group em Portugal, o comunicado emitido dá-nos conta de um total de vendas acima das 14 mil unidades no somatório das três marcas (BMW, MINI e BMW Motorrad). Destes, mais de 40% são referentes a modelos eletrificados, que viram a sua gama crescer com a chegada de opções como o BMW i4, o iX1 ou mesmo o i7. No entanto, para conhecer os valores com um maior grau de detalhe, é o próprio BMW Group que resume o seu desempenho de 2022 nas suas mais variadas vertentes.

BMW – Crescimento sustentado de aposta em veículos eletrificados

A BMW vendeu 9.695 unidades em 2022, o que representa um decréscimo de 13,9% em relação a 2021. Ainda assim, alcançou uma performance de registo ao nível dos veículos eletrificados. Os veículos BEV e PHEV representam atualmente 46% do total de vendas da marca, um valor acima da média de 21,7% registada no mercado nacional. Quando falamos de veículos exclusivamente elétricos, o crescimento para a BMW foi na ordem dos 138,1%. Os modelos 100% elétricos representaram 15% das vendas da BMW, valor igualmente acima da média do mercado nacional, de 11,4%.

O BMW Série 1 (5 portas) foi o modelo mais vendido da marca, com 2.166 unidades vendidas em 2022. A gama BMW Série 1 representou 22,4% das vendas da BMW, surgindo à frente das gamas BMW Série 3 (15,4%) e BMW Série 4 (12,9%). Destaque ainda para o novo modelo BMW i4, 100% elétrico, que com 864 unidades vendidas representou 8,9% do total de vendas da marca.

Entre novos lançamentos eletrificados, destaque ainda para o BMW Série 2 Active Tourer PHEV e BMW X1 PHEV, que surgem como líderes na autonomia elétrica no seu respetivo segmento. Já o BMW iX1 xDrive30 vem juntar-se aos já existentes BMW iX3 e BMW iX, enquanto o BMW i7 promete assumir-se como um dos grandes destaques do setor em 2023, reforçando o perfil de liderança da BMW no segmento de mobilidade elétrica premium.

Finalmente, destaque para um ano marcado por vários lançamentos em celebração dos 50 anos da BMW M, que incluiu ainda o recorde histórico de vendas da BMW M – com 510 unidades vendidas –, muito devido a ajuda dos M performance eletrificados. Entre os destaques nas novas edições estão o BMW M4, incluindo a edição especial de aniversário, e o anúncio dos novos BMW M2, BMW M3 Touring e BMW 3.0 CSL, bem como do novo BMW XM, simultaneamente a primeira criação original da BMW M desde o icónico BMW M1 e o primeiro eletrificado da divisão desportiva da BMW.

MINI – Veículos eletrificados com crescimento de 10,4%

Em 2022, a MINI vendeu um total de 1.881 unidades, o que corresponde a um ligeiro decréscimo na ordem dos 3,9% face a 2021. Apesar do contexto desafiante para o setor, a marca registou um aumento na percentagem de veículos eletrificados nas vendas na ordem dos 10,4%. No último ano, os veículos eletrificados representaram 42% do total das vendas da marca.

Em 2022, o modelo mais vendido foi o MINI 3 Portas com um total de 654 unidades vendidas, sendo que 404 correspondem à versão 100% elétrica, seguido do MINI Countryman, com 543 unidades vendidas no último ano – com 391 a corresponderem à versão híbrida plug-in.

Destaque também para os modelos John Cooper Works, que em 2022 alcançaram o seu melhor ano de sempre, totalizando 159 unidades vendidas – no mesmo ano em que a submarca da MINI celebrou 20 anos. Entre os momentos altos destaca-se ainda a chegada da edição especial do MINI John Cooper Works dedicada à piloto pioneira Pat Moss e o anúncio do primeiro modelo crossover totalmente elétrico da nova família MINI, o MINI Concept Aceman, uma antevisão do novo design da futura geração de modelos da marca.

O último ano fica ainda marcado por uma nova fase da parceria da MINI com a galeria Underdogs, o Vhils Studio e o Festival Iminente, que reforçou a notoriedade da marca no que diz respeito à sustentabilidade e à relação com a cultura e a arte urbana nacionais. Desta parceria resultaram diversas iniciativas, bem como novas criações artísticas, como é o caso da homenagem de Vhils a Sir “Alec” Issigonis, que recorreu a uma nova técnica – “Grid Job” – para retratar o britânico que desenhou o primeiro e icónico MINI.

BMW Motorrad – Novo recorde absoluto de vendas

A BMW Motorrad manteve uma alta performance em 2022, consolidando o forte crescimento dos últimos dois anos. Apesar do contexto desafiante que afetou o setor, a BMW Motorrad fechou 2022 registando novamente o seu melhor resultado de sempre em Portugal, com 2.430 unidades vendidas. Este resultado representou um crescimento de 5% em relação a 2021.

O maior contributo para estes resultados continua a ser dos modelos BMW R 1250 GS e BMW R 1250 GS Adventure, com 885 unidades vendidas. Destaque ainda para a gama F e gama C (Scooters), com 530 e 291 unidades vendidas, respetivamente.

Em 2022, a gama R 18 continuou a representar um pilar estratégico para a marca, registando um crescimento de 78%, num ano marcado por várias iniciativas, com destaque para o concurso nacional de customização de modelos BMW R18, que teve projeção internacional.

O último ano ficou ainda marcado pelo lançamento de um modelo de extrema importância para a marca, a BMW CE 04, que assinalou o regresso da marca à mobilidade elétrica, sendo já a terceira scooter elétrica mais vendida no mercado nacional, com um total de 38 unidades. A BMW Motorrad manteve-se ainda líder no segmento dos motociclos com cilindrada superior a 750cc, confirmando-se em Portugal entre as três marcas mais vendidas no mercado de motociclos acima de 125cc.

Após-Venda – Ano de resultados históricos

Com um volume de negócios de cerca de 77,8 M€, a marca BMW registou um crescimento de 10,7% na venda de peças, acessórios e lifestyle. A MINI, com um volume de negócios de aproximadamente 6,2M€ apresentou um crescimento de 15,3%. Já a BMW Motorrad, com um volume de negócios de 7,4M€ cresceu 17,7%. As três marcas alcançaram, assim, o melhor ano até à data.

O ano de 2022 foi focado num trabalho conjunto com a Rede de Pontos de Serviço Autorizados na retoma do volume de negócio. Através do trabalho desenvolvido na área logística do BMW Group e da Rede em Portugal, foi possível assegurar fluxo de abastecimento regular, contribuindo para os excelentes resultados.

O ano que findou foi ainda de continuidade na aposta da disponibilização de soluções digitais de apoio ao Cliente para melhorar a sua comodidade e satisfação.

BMW Financial Services – Diversificação na oferta de serviços

A carteira total de financiamento da BMW Financial Services atingiu os 562,3M€ em 2022, o que corresponde a um decréscimo de 4% face ao ano de 2021. O total de contratos ativados em 2022 foi de 5.548 unidades.

Este decréscimo deveu-se, essencialmente, ao impacto sentido no setor automóvel com as limitações de produção e entrega de novos veículos e que afetou também o volume de negócio de venda de viaturas usadas.

A quebra no volume total de unidades foi compensada com o aumento de capital médio financiado na aquisição de veículos e com a diversificação e aumento da carteira de serviços, algo que se reflete na taxa de penetração na carteira de seguros, que registou um crescimento de 13,7% em relação a 2021.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)