Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

BMW X5 i Hydrogen NEXT a hidrogénio está pronto para ser lançado em 2022

By on 24 Julho, 2020

A BMW tinha anunciado em março que os seus planos incluíam o lançamento de um X5 com pilha de combustível a hidrogénio. Pelo visto o carro vai chegar em 2022 e chamar-se-á X5 i Hydrogen NEXT, tal como o protótipo revelado em Frankfurt em 2019.

Este lançamento está em linha com uma estratégia que começou a ser colocada em prática pelo grupo PSA e que vários construtores começam a usar: lançar a maior escolha possível em termos de mobilidade até que haja uma tendência que destaque uma delas e a massifique. 

Ou seja, a ideia é oferecer modelos com motores de combustão interna, híbridos suaves, híbridos, híbridos Plug In, 100% elétricos a bateria e elétrico com pilha de combustível a hidrogénio. E depois de alguma tibieza da casa de Munique, a chegada de Oliver Zipse ao cargo de CEO veio acelerar a pesquisa e desenvolvimento da tecnologia da pilha de combustível, com o alemão a deixar-se levar pelo entusiasmo ao dizer que “pode ter o potencial de ser um dos pilares da gama da BMW.”

O hidrogénio tem inúmeras vantagens: o reabastecimento é tão rápido como num carro a gasolina ou gasóleo (3 a 4 minutos), oferece maiores autonomias e do escape só sai água. O reverso da medalha está nos elevados custos de desenvolvimento, na instabilidade do hidrogénio e na necessidade de reforçar a segurança.

A Alemanha quer liderara pesquisa e desenvolvimento da tecnologia e colocou em cima da mesa um plano que tem lá dentro 7 mil milhões de euros para apoiar a indústria interna alemã. O maior mercado europeu tem como objetivo a produção de 5 gigawatts de hidrogénio até 2030, duplicando a partir de 2035.

O BMW X5 i Hydrogen NEXT está a ser desenvolvido em parceria com a Toyota e terá uma potência de 374 CV e poderá estabelecer a base para um X7 i Hydrigen NEXT lá para 2025.

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