CATL anuncia a construção da segunda fábrica de baterias na Europa

By on 18 Agosto, 2022

A chinesa CATL acaba de anunciar a construção da sua segunda fábrica de baterias em solo europeu, depois da sua primeira unidade ter sido inaugurada na Alemanha. O novo destino é agora Debrecen, na Hungria.

A CATL é um dos maiores e melhores produtores de baterias destinadas a automóveis elétricos em todo o mundo, e no seu catálogo de clientes já estão construtores como a Mercedes-Benz, a BMW, a Stellantis e a Volkswagen. E agora, com o objetivo de acelerar a transição energética para um mundo eletrificado e conseguir acompanhar a crescente procura, a CATL anunciou que vai construir a sua segunda fábrica europeia, em Debrecen, na Hungria. Desta forma, e segundo a própria empresa, trata-se de uma localização muito central no continente europeu e que permite uma ligação simplificada à maioria das fábricas dos construtores com que trabalha.

Segundo a CATL, o investimento neste novo projeto ronda os 7,34 mil milhões de euros, que asseguram o objetivo de conseguir construir uma unidade de produção com uma capacidade de 100 GWh, que irá fornecer módulos de bateria individuais, mas também sistemas completos. O espaço da nova fábrica está localizado no parque industrial do sul da cidade de Debrecen e tem uma área de 221 hectares. O início da construção deverá acontecer ainda antes do final do ano.

Em paralelo, a CATL está também a trabalhar com empresas locais, para conseguir que a eletricidade utilizada seja maioritariamente fornecida por fontes renováveis, estando a considerar a utilização de centrais com painéis fotovoltaicos. Além disso, a empresa está também a explorar a possibilidade de estabelecer parcerias com empresas locais de forma a obter materiais destinados à produção de baterias.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)