Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

É este o Volkswagen 100% elétrico que vai custar menos de 25 mil euros

By on 15 Março, 2023

Para já, é ainda um concept. Chama-se ID. 2all e está mesmo destinado a todos, uma vez que se trata do prometido automóvel 100 por cento elétrico que terá um preço previsto abaixo dos 25 mil euros.

É uma ideia que está falada há uns anos, mas que ainda não tinha passado do papel. O novo modelo da família ID, ainda em formato de protótipo, será o modelo 100% elétrico da Volkswagen que vai custar menos de 25 mil euros. A apresentação da versão de produção está prevista apenas para o ano 2025, no meio de uma ofensiva elétrica que nos irá apresentar dez novos modelos até 2026, mas a marca já partilhou alguns dados sobre este seu novo Concept.

Em primeiro lugar, o seu estilo mostra-nos como será a linguagem de design dos futuros modelos da Volkswagen, com destaque para o novo formato dos grupos óticos, dianteiros e traseiros. A versão de produção será construída na nova plataforma do Grupo VW, a MB Entry, que promete um espaço no habitáculo com as mesmas cotas de um Golf, mas num modelo que terá um preço semelhante ao de um Polo.

O motor elétrico, instalado na frente, passa os 226 de cavalos de potência apenas para as rodas dianteiras, permitindo prestações como a aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de sete segundos. Em contrapartida, a autonomia máxima do sistema ronda os 450 quilómetros, mas ainda se desconhece a capacidade da bateria.

Além do visual moderno, que nos mostra as linhas dos futuros modelos da marca, este ID. 2all também conta com um nível de equipamento bastante completo, não faltando o sistema de iluminação IQ.Light, o Travel Assist ou o planeamento de rotas inteligente e adaptado a automóveis elétricos.

É uma pena que ainda tenhamos que esperar tanto por este novo Volkswagen que, previsivelmente, será o novo ID. 2, mas tal como é referido por Thomas Schäfer, o CEO da Volkswagen Passenger Cars, “estamos a transformar a empresa rápida e fundamentalmente com o objetivo claro de fazer da Volkswagen uma verdadeira marca de paixão. O ID. 2all mostra o rumo que pretendemos seguir. Queremos estar mais perto do cliente e oferecer tecnologia de ponta em conjunto com um design fantástico. Estamos a implementar esta transformação num ritmo ponderado, mas com o objetivo de conseguir levar a mobilidade elétrica a todos”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)