E se o carro se transformasse num jogo? A Ford está a testar isso com o seu Mach-E

By on 27 Janeiro, 2022

A ligação da Ford ao mundo dos jogos está cada vez mais próxima, uma vez que os avanços na tecnologia fazem com que a distância entre os dois não seja assim tão grande em diversos temas. Mas agora, chega o momento de nos divertirmos um pouco.

Usando um Ford Mach-E como o espaço para esta ideia, a Ford recriou um ambiente baseado nos jogos do género “Escape Room”, com enigmas e pistas que os passageiros e condutor têm de solucionar, para que possam avançar no jogo. E tudo isto, num ambiente de espionagem e mistério, que desperta a curiosidade dos participantes.

Todas as informações são disponibilizadas através do enorme monitor existente na consola central, sendo que o sistema consegue usar equipamentos como o ar condicionado, o rádio, os assentos, o sistema de iluminação ou mesmo a abertura das portas no momento em que são necessários, com o objetivo de criar uma experiência mais interativa. Mas apenas os sons e a ventilação ficam ativos quando o carro se encontra em movimento.

A aplicação do jogo está instalada num dispositivo iOS, que interage com o carro através do sistema Apple CarPlay. Para já, este jogo é apenas um teste que estuda a viabilidade de passar algo deste género para os clientes da marca, e tem o objetivo de criar uma forma mais divertida de apresentar as mais variadas funcionalidades de cada modelo aos seus proprietários, ou mesmo de os entreter nos momentos em que aguardam pelo carregamento da bateria.

“Esta tecnologia representa diversão, mas tem, igualmente, um lado sério, pois demonstra o que seria possível de alcançar com a tecnologia que temos atualmente nos automóveis. Ter a capacidade de criar uma interação entre o veículo e o condutor poderia abrir novas formas de explorar outras possibilidades no futuro, como um manual interativo do proprietário ou mesmo um programa de treino para o condutor”.

Carsten Starke, especialista técnico em materiais de interiores e experiência do cliente, Ford Research & Advanced Engineering, Ford Europa

Para descobrir como tudo se processa, o melhor mesmo é assistir ao vídeo divulgado pela Ford.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)