Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias
Será que os E-Fuels podem ser solução para o futuro?

e:Ny1, o SUV elétrico de 200cv da Honda

By on 12 Maio, 2023

É o primeiro SUV totalmente elétrico da Honda e o segundo veículo deste género que a marca lançou: o Honda e:Ny1 foi revelado em Offenbach, na Alemanha.

É o segundo veículo 100% elétrico da marca a chegar à Europa, no seguimento do amplamente aclamado Honda e city car, e foi concebido para satisfazer a crescente procura dos clientes por SUV totalmente elétricos do segmento B.

O e:Ny1 foi construído com base na recém-desenvolvida e:N Architecture F da Honda, uma plataforma com motor dianteiro e centrada em três atributos fundamentais: estrutura de carroçaria dedicada de elevada rigidez, um centro de gravidade baixo e uma aerodinâmica trabalhada no fundo para garantir que o SUV proporciona uma condução divertida e inspiradora de confiança. Além disso, a plataforma incorpora uma unidade de propulsão, um motor elétrico e uma caixa de velocidades integrados, três em um, leves e de elevado desempenho. Este gera uma potência máxima de 150 kW (200cv), 310 Nm de binário e foi concebido para proporcionar uma aceleração e desaceleração suaves e confortáveis. Sob o piso encontra-se uma bateria de iões de lítio de elevada capacidade que proporciona uma autonomia de até 412 km (WLTP) e uma capacidade de carregamento rápido DC que pode ir de 10 a 80% em apenas 45 minutos. 

O chassis totalmente novo, desenvolvido especificamente para veículos elétricos a bateria, assegura uma maior rigidez torcional – a chave para tal é o aço de alta resistência, utilizado em 47% da carroçaria do e:Ny1 (em peso).

No exterior foi criada uma saliência dianteira curta, rodas grandes e uma via larga. O e:Ny1 também estreia uma identidade elétrica totalmente nova para a Honda, com emblemas “H” brancos em todo o veículo. Para além disso, um novo tipo de letra escreve “Honda” na porta da bagageira para um visual premium que estará presente nos futuros veículos elétricos da marca.

No espaço interior, a Honda apostou no conforto. Uma consola central totalmente nova apresenta uma disposição simples de botões facilmente acessíveis, várias opções de arrumação e carregamento sem fios, enquanto um painel de instrumentos organizado, com por um grande ecrã táctil de 15,1 polegadas, permite o acesso a um conjunto abrangente de opções de info-entretenimento e de condução.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)