Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Faltam apenas uns dias para conhecermos o novo Volkswagen ID.7 no CES

By on 4 Janeiro, 2023

A Volkswagen vai trazer o novo ID.7 totalmente elétrico para o CES de Las Vegas, mas ainda numa versão camuflada e com um visual mais adequado para um salão de eletrónica.

Tem apresentação marcada para o CES de Las Vegas e será o novo elemento da família de automóveis elétricos da Volkswagen. Mas em vez de ID.Aero, o nome oficial é ID.7. Está destinado ao segmento do Passat, mas com um visual de “liftback” e a versão de produção só será oficialmente revelada no segundo trimestre deste ano.

Para já, a versão que podermos descobrir no CES de Las Vegas é uma que ainda inclui uma completa camuflagem, mas numa solução com 40 camadas de tinta, com a exterior eletroluminescente e cheia de cor e efeitos de luz, que até conseguem reagir ao ritmo da música do sistema de som do ID.7. Apesar disso, e mesmo com camuflagem, já se conseguem perceber muitas das formas e detalhes e detalhes deste novo modelo.

O novo Volkswagen ID.7 representa um novo passo na família de modelos totalmente elétricos da marca alemã, sendo o sexto elemento desta nova gama e o segundo a utilizar a nova evolução “modular matrix” da plataforma MEB do Volkswagen Group, depois do ID.4. A principal diferença está no facto de ambos os eixos ficarem agora mais próximos das extremidades da carroçaria, aumentando a distância entre eixos que chega agora muito perto dos três metros e beneficia o espaço disponível no habitáculo.

A bordo do novo ID.7 estão presentes diversas novidades, tais como o novo monitor central de 15 polegadas, que passa a integrar os comandos do ar condicionado, ainda que se mantenham os controlos táteis deslizantes e iluminados para funções como o ajuste da temperatura ou o controlo do volume.

Além disso, está também presente uma nova solução para a instrumentação em frente ao condutor, ainda mais reduzida em termos de tamanho, e apenas com as funções consideradas essenciais para a condução, dando mais liberdade de espaço para as saídas de ar da climatização inteligentes, que oferecem um sistema mais eficiente.

Um pouco mais acima, em frente ao campo de visão do condutor (e para compensar a diminuição de tamanho da instrumentação), há algumas funções que passam para o head-up display, que nem sequer dispensa um efeito de realidade aumentada para sistemas como a navegação, por exemplo.

Sobre as motorizações disponíveis ainda não há grandes novidades, apesar da marca ter divulgado uma imagem específica do motor elétrico instalado no eixo posterior. O que já foi revelado é que este novo Volkswagen ID.7, graças igualmente a uma aerodinâmica muito cuidada, será capaz de percorrer cerca de 700 quilómetros com apenas uma carga.

As unidades destinadas ao mercado europeu serão produzidas na fábrica de Emden, mesmo no norte da Alemanha, mas como se trata de um novo modelo global, a comercialização do Volkswagen ID.7 está prevista para a Europa, América do Norte e China.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)