Ford está a testar um sistema de carregamento com braço robotizado

By on 20 Julho, 2022

Pensado essencialmente para portadores de deficiência motora, o novo posto de carregamento robotizado pode dar uma ajuda para ligar e desligar o carro da tomada.

A Ford continua a testar formas de facilitar o procedimento de carregamento de automóveis elétricos. E uma delas consiste num novo braço robotizado, que tem tudo para facilitar o procedimento, por exemplo, a portadores de deficiência motora.

Neste caso específico, trata-se de uma condição essencial que determina a compra, ou não, de um automóvel elétrico, pelo que se houver uma alternativa plausível, passa a ser um tema a considerar. O braço robotizado é um sistema de pode ser utilizado unicamente através de um smartphone e nem sequer obriga a que o utilizador saia da viatura, ainda que o possa fazer se assim o desejar. Basta chegar ao local, aceder ao sistema no smartphone e o braço seguirá automaticamente até à tomada com a ajuda de uma camara. Quando o carregamento terminar, este também é recolhido de uma forma automática.

Para já, esta solução ainda não se encontra em comercialização, sendo apenas um protótipo feito à medida pela Universidade de Dortmund, na Alemanha. No futuro, no entanto, esta solução poderá ser instalada em lugares de estacionamento para deficientes, em parques públicos ou mesmo em casas particulares, sendo uma solução que pode ser personalizada à medida de cada utilizador.

Em combinação com os sistemas de condução autónoma que se encontram a ser desenvolvidos e com a comunicação entre os mais variados sistemas, já não faltará muito tempo até que o carro se possa dirigir sozinho a um ponto de carregamento e regressar ao local desejado logo de seguida.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)