Galp e Nissan colaboram em projeto inovador V2G nos Açores

By on 4 Agosto, 2020

Numa iniciativa liderada pela Galp, este inovador projeto piloto de tecnologia “Veihcle to Grid” (V2G), recebe a colaboração da Nissan com uma frota de 10 Leaf e e-NV200 da Eletricidade dos Alores (EDA).

O objetivo é testar em situação real a tecnologia V2G (Veichle to Grid), ou seja, permitir que os automóveis elétricos deixem de ser, apenas, consumidores de eletricidade para passarem a ser fornecedores de energia á rede elétrica.

Desenvolvido em parceria com a Galp, a Eletricidade dos Açores (EDA), a Nuvve, a MagnumCap, a DGEG, a Direção Regional de Energia dos Açores e a ERSE, o piloto atualmente em curso na ilha de São Miguel é o primeiro a ocorrer em Portugal com uma escala de nível europeu.

Assente numa lógica descentralizada de fluxos de energia bidirecionais, a tecnologia V2G permite que um automóvel elétrico carregue a sua bateria ou, em alternativa, que essa mesma bateria seja uma fonte para fornecer energia à rede elétrica.

O envolvimento da Nissan significa reforça o compromisso com o caminho de uma mobilidade inteligente, onde a transição energética, a descarbonização e a conectividade desempenham um papel fulcral na criação de um verdadeiro ecossistema elétrico.

A tecnologia V2G – disponível de série nos Nissan LEAF e e-NV200 – permitirá aos utilizadores de automóveis elétricos o acesso a uma poupança na sua fatura de energia e a uma receita associada à prestação de serviços à rede elétrica, posicionando os utilizadores como agentes ativos na prestação de serviços auxiliares ao sistema elétrico. O piloto em curso desde abril está a testar uma frota de 10 Nissan LEAF e e-NV200 da Eletricidade dos Açores e já permitiu injetar na rede cerca de 13,4 MWh, energia equivalente ao consumo médio de 15 casas por dia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)