Hyundai apresenta o novo modelo da família IONIQ e outras surpresas

By on 14 Julho, 2022

A mais recente proposta da família de modelos totalmente elétricos da Hyundai é o IONIQ 6, que vai trazer uma nova dimensão em termos de espaço, mas também de utilização desse mesmo espaço.

Prometido para hoje, o Hyundai IONIQ 6 acaba de ser oficialmente apresentado, numa apresentação totalmente digital e que também foge do conceito mais tradicional. O novo modelo, que chegará em breve ao mercado, destaca-se pela sua silhueta original ou “streamlined”, com a marca gosta de lhe chamar.

A linha mais marcante é a que se inicia no pilar A e que permanece totalmente curva até à parte de trás do carro, já a pensar no que esta curvatura poderá trazer em termos de espaço no habitáculo, mas também nas vantagens que oferece do ponto de vista aerodinâmico. Além do desenho, os sistemas de iluminação em LED, já incluem os sistemas de pixels paramétricos, que se conseguem adaptar praticamente a qualquer formato e desenho, perfeitos para a coreografia gráfica luminosa que nos recebe sempre que nos aproximamos do carro.

O design é um dos pontos levados mais a sério pelos responsáveis da Hyundai, especialmente no habitáculo onde o formato de carroçaria mais arredondado permite uma nova perceção de espaço. Além disso, há elementos pensados mais fora da caixa, tais como os materiais transparentes, a iluminação ambiente interativa ou as áreas sem botões físicos, tais como os painéis das portas. Além disso, o habitáculo do novo IONIQ 6 foi também desenvolvido usando materiais mais sustentáveis, tais como a pele usada nos assentos, tintas de origem biológica e carpetes produzidas com materiais reciclados tais como redes de pesca.

Em termos de conforto, o IONIQ 6 também pode oferecer um espaço mais acolhedor em termos de relaxamento, graças às possibilidades de regulação dos assentos dianteiros, que permite adotar uma posição mais de acordo com um lounge, perfeita para os momentos em que o carro se encontra a carregar e não está perto de casa. E caso seja necessário – tal como também já acontece com o IONIQ 5 – a bateria do carro também pode ser usada para alimentar dispositivos elétricos quando se encontra em viagem através do sistema V2L, ou Vehicle-to-Load. Além de diversos espaços de arrumação, o habitáculo também inclui uma consola central, pensada para servir como base para a utilização de um computador portátil, por exemplo, permitindo-lhe trabalhar em qualquer lugar. E se precisar ainda de mais espaço de trabalho, nem sequer falta uma mesa de trabalho modular, que se adapta a esta consola.

A autonomia anunciada para o novo IONIQ 6 supera os 610 quilómetros na versão de duas rodas motrizes e com jantes de 18 polegadas, graças à presença de uma bateria de 77,4 kWh. E em termos de prestações, a Hyundai anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de cinco segundos, no sistema que inclui a mesma bateria, mas com quatro rodas motrizes. Os modos de condução podem ser personalizados, ajustando parâmetros de sistemas como a disponibilidade de potência, a sensibilidade do acelerador, a direção ou mesmo o som emitido pelo sistema, através do e-ASD (Electric Active Sound Design).

Mesmo no fim do vídeo divulgado pela marca, no entanto, temos também direito a outras surpresas, tais como um SUV que poderá ser o novo elemento da família, mas também uma versão N que se consegue ouvir mais do que a conseguimos ver. Ainda assim, do pouco que se vê, e se tivéssemos de adivinhar, o nosso voto iria para uma versão N deste novo IONIQ 6.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)