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Hyundai esclarece condutores sobre automóveis a hidrogénio

By on 23 Setembro, 2020

Os automóveis movidos a hidrogénio são ainda um tema com algum desconhecimento por parte dos condutores. Nesse sentido, a Hyundai criou uma plataforma digital, a Blue Academy, um espaço onde são esclarecidas todas as perguntas e discutidos todos os temas sobre a ecomobilidade.

Carros a hidrogénio. O que são e

como funcionam?

A tecnologia dos automóveis movidos a

hidrogénio é também conhecida por fuel cell, célula de

combustível ou pilha de hidrogénio. São veículos elétricos que

utilizam o hidrogénio como fonte, produzindo a energia de que

necessitam sem ser necessária uma ligação à rede como os

restantes automóveis elétricos.

As células de combustível montadas em série nos automóveis possibilitam a junção do hidrogénio presente no tanque com o oxigénio proveniente do ambiente. A sua união produz uma reação que é aproveitada para produção de energia elétrica que será, por sua vez, a responsável por alimentar o motor elétrico e carregar a bateria.

Vantagens

Tal como os veículos 100% elétricos

“convencionais”, também os elétricos a hidrogénio

recorrem a uma bateria, embora seja muito mais pequena, com cerca de

1,6 kWh de capacidade e não os habituais 40 kWh ou mais. Esta é

apenas utilizada para a fase de arranque do veículo e para os

momentos em que se exige mais potência.

Como referido, o oxigénio necessário

é extraído do meio ambiente. Já o hidrogénio é abastecido e os

cerca de 6 kg necessários para se atingir a quase totalidade da

autonomia destes elétricos são abastecidos em apenas 5 minutos.

Outras vantagens incluem: autonomia elevada; sem emissão de gases

poluentes, libertando vapor de água e purificando o ar; sem consumo

de recursos naturais; o hidrogénio é um elemento seguro em caso de

fuga para a atmosfera; facilidade de adaptação da rede de

combustíveis fósseis para fornecer hidrogénio.

Nexo, o Hyundai do futuro, agora

O Nexo é o elétrico da Hyundai

exclusivamente a hidrogénio. Com uma autonomia estimada de 666

quilómetros (WLTP), o SUV da marca coreana utiliza um motor elétrico

de 163 cavalos e 395 Nm de binário. Atinge os 179 km/h e cumpre os 0

a 100 km/h em apenas 9,2 segundos. Outro dos seus argumentos é a

possibilidade de poder ser ligado à rede elétrica doméstica e

passar parte da sua energia armazenada para alimentar os equipamentos

domésticos.

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