Hyundai surpreende-nos com os seus planos para a linha N de modelos elétricos

By on 15 Julho, 2022

Apenas um dia depois de termos conhecido o IONIQ 6, a Hyundai fica de novo em grande destaque com a apresentação de não um, mas dois novos concepts da linha N.

Os planos de introduzir a letra N, que caracteriza os seus modelos mais desportivos, na família de automóveis totalmente elétricos, é algo que a Hyundai nunca escondeu e que sempre demonstrou ter vontade de fazer. O seu maior segredo, no entanto, é que não se tratava apenas de vontade. Em apenas alguns dias, vimos imagens do IONIQ 5 N em fase de testes no traçado do Nordschleife, antes da sua chegada ao mercado em 2023, e assistimos ao lançamento de dois concepts desta nova família, que nos dão muitas mais certezas de que a Hyundai está mesmo num bom caminho para nos continuar a surpreender.

Apresentados hoje quase sem ninguém estar à espera, o RN22e e o N Vision 74 levam-nos por espaços temporais completamente diferentes, mas cumprem perfeitamente o objetivo de nos querer experimentar qualquer um deles. O primeiro, é claramente inspirado no IONIQ 6 que conhecemos ontem e claramente o modelo que surge em tom de teaser no final do vídeo de apresentação deste modelo.

Equipado com um diferencial eletrónico autoblocante (e-LSD), o RN22e está a contribuir para que a marca explore o desempenho destes modelos em curva, tendo em consideração o peso mais elevado, mas também o novo sistema de vectorização de binário com embraiagem dupla. Para alimentar este novo concept, a marca recorreu a dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro oferece uma potência máxima de 217 cavalos, enquanto o do eixo posterior soma quase 370 cavalos.

Com esta configuração, o RN22e conta com tração nas quatro rodas, oferecendo uma melhor distribuição de binário consoante o modo de condução selecionado. Além de tudo isto, a marca optou ainda pela impressão em 3D de alguns componentes, que além de reduzir o peso do conjunto, também conseguem manter uma elevada rigidez, perfeita para que se mantenham os três pilares essenciais que caracterizam um Hyundai N: a capacidade de curvar rapidamente, a utilização mais desportiva em pista, e a capacidade de ser conduzido no dia-a-dia.

O RN22e tem um visual muito inspirado no IONIQ 6 que acabámos de conhecer, mas é apenas um “laboratório móvel” da marca e não um modelo final, o que é pena. Trata-se de um concept que a marca vai utilizar para continuar a desenvolver e a aperfeiçoar novos sistemas e soluções, destinadas a futuras opções de uma linha IONIQ N. Ou mesmo para o primeiro modelo 100 por cento elétrico da família N, que será o IONIQ 5 N previsto para o próximo ano.

Também presente na surpresa de hoje, a Hyundai mostrou-nos o N Vision 74 e foi aqui que demos por nós a demorar mais tempo a olhar para as imagens. Este concept tem algo de nostálgico, mas também de futurista, o que nos apaixona e muito. E de facto, era mesmo este o objetivo da marca.

O N Vision 74 é o fruto da mistura de dois modelos que nada têm a ver um com o outro. Do lado do passado e das linhas mais nostálgicas temos a superfície pura, o perfil dinâmico proporcional e o pilar B único do concept Pony Coupe de 1974, que foi desenvolvido pelo lendário designer automóvel Giorgetto Giugiaro. E do futuro, chega-nos o mais avançado sistema fuel cell de hidrogénio que a Hyundai N alguma vez criou, mas também o concept Hyundai N 2025 Vision Gran Turismo, Turismo, que foi revelado em 2015 com o lançamento da marca N para antecipar o futuro da alta performance baseada no hidrogénio.

O RN22e e o N Vision 74 desempenham um importante papel no desenvolvimento estratégico de toda a nossa linha de produtos, especialmente os veículos eletrificados de alto desempenho”, explicou Thomas Schemera, Diretor Global de Marketing da Hyundai e Diretor da Divisão de Experiência do Cliente. “Os ‘laboratórios móveis’ representam o desenvolvimento contínuo das nossas tecnologias mais avançadas. Esta abordagem única irá deixar-nos preparados para enfrentar os desafios do futuro, dando-nos a capacidade para ultrapassarmos os nossos limites”.

Hoje, ficámos ainda mais curiosos por saber o que a Hyundai tem planeado para o futuro e para a continuação desta nova linha N de modelos 100 por cento elétricos. Para ver um pouco mais e ouvir estes novos modelos hoje apresentados, aqui fica o vídeo com a maioria dos detalhes.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)