Japão quer acabar com automóveis com motores a gasolina até 2035

By on 28 Dezembro, 2020

O governo do Japão pretende proibir os automóveis com motores a gasolina até, sensivelmente, 2035, com o objetivo de se atingir a neutralidade carbónica. A estratégia prevê igualmente uma forte aposta no hidrogénio, essencial para um crescimento económico que se quer sustentado.

Serão também criados fundos de investimento e incentivos fiscais para que as empresas invistam em tecnologia amiga do ambiente. O plano prevê a substituição da venda de veículos equipados com motores a gasolina por outros com motorizações híbridas e equipados com tecnologia fuel cell. Para acelerar a adesão à mobilidade elétrica, o governo pretende igualmente reduzir o custo das baterias para metade.

O hidrogénio será, como referido, uma aposta para a mobilidade, mas igualmente para responder às necessidades energéticas daquela que é uma das maiores economias mundiais. Até 2050, o Japão pretende que entre 50 a 60% da energia consumida seja proveniente de fontes renováveis, bem como quer reduzir a sua dependência da energia nuclear.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)