McLaren: Os traços do futuro da marca britânica
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Jozef Kabaň apresenta o ID.Life, uma solução para o futuro da mobilidade elétrica e sustentável

By on 27 Janeiro, 2022

O Concept ID.Life, aqui apresentado pelo diretor de design da marca, revela um pouco da direção que a Volkswagen pretende seguir no futuro em termos de mobilidade elétrica e sustentável, com preços que podem começar pouco acima dos 20 mil euros.

É um concept arrojado e de desenho muito futurista, mas que apresenta diversas soluções que vão além da simples adição de um motor elétrico. Com este novo ID.Life, o formato de crossover compacto é apenas uma embalagem muito apelativa de um conjunto de boas ideias que podem rapidamente passar a produção, usando diversos materiais naturais e reciclados.

Os painéis da carroçaria, por exemplo, dispensam qualquer adereço adicional, tais como frisos ou logos, e usam lascas de madeira como um corante natural e um agente de endurecimento de base orgânica. Por cima do habitáculo, o tejadilho é removível, mas conta com uma camara de ar têxtil, que produzida com materiais extraídos de garrafas PET recicladas. E para a construção dos pneus do ID.Life, foram escolhidos materiais como óleos biológicos, borracha natural e casca de arroz, sendo estas apenas algumas das matérias-primas usadas na sua conceção.

Uma vez a bordo, já conseguimos descobrir alguns traços da nova família de automóveis totalmente elétricos do Grupo Volkswagen, mas com elementos mais futuristas e traços ainda mais modernos. Mas a madeira usada no tablier e nos pilares dianteiros, por exemplo, é produzida com matéria-prima de silvicultura sustentável. Já os assentos, também com um visual mais futurista, seguem os traços estilísticos criados pela equipa de Jozef Kabaň, mas são fabricados com uma elevada percentagem de materiais reciclados.

“O ID. LIFE é uma primeira antevisão da nossa futura categoria de modelos elétricos. Inovação, sustentabilidade e a capacidade de comunicar intemporalmente são as três temáticas que fazem mover.”

Jozef Kabaň, diretor de design da Volkswagen

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)