KIA atualiza software do EV6 para o inverno, melhorando o seu carregamento

By on 31 Outubro, 2022

Graças a novas funções de otimização da temperatura da bateria, o Kia EV6 vê agora os tempos de carregamento a diminuir depois da atualização de software disponibilizada pela marca.

O modelo da Kia mais falado dos últimos meses e o mais recente dos modelos a conquistar o galardão de Carro do Ano, passou a ter disponível uma nova atualização de software destinada a otimizar os tempos de carga em ambientes mais frios, perfeito para a estação que se aproxima. Ainda que não seja uma situação frequente em Portugal, é de conhecimento geral que os automóveis 100% elétricos têm mais dificuldade em carregar a bateria do sistema quando as temperaturas são mais reduzidas, chegando mesmo a necessitar de mais 50% do tempo que seria considerado ideal.

Para tentar atenuar este ponto, a Kia acaba de disponibilizar uma atualização de software destinada a este ponto e que consegue otimizar a temperatura da bateria antes mesmo de chegarmos ao ponto de carregamento ou simplesmente à hora definida pelo sistema para dar início à carga. Como termo de comparação, podemos referir que, em situações ideais, o Kia EV6 pode ver a carga da bateria passar dos dez para os 80% em apenas 18 minutos, graças à sua tecnologia de 800V. Mas se no exterior a temperatura rondar, por exemplo, os cinco graus centígrados, estes 18 minutos podem-se transformar facilmente em 35, num dos sistemas que ainda não inclui o pré-condicionamento da bateria. Ou seja, num dos primeiros modelos a chegar ao mercado, uma vez que na versão MY23, esta função já está integrada com cada um dos modelos.

Para proceder a esta atualização, terá de contactar o seu concessionário e solicitar a mesma, uma vez que esta ainda não pode ser feita over-the-air (OTA). Como vantagem, o sistema de navegação receberá também uma atualização, ficando compatível com o sistema que prepara a temperatura de bateria para um carregamento mais eficaz, caso tenha definido no sistema o destino da viagem.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)