Lexus destaca influência japonesa no desenvolvimento do UX 300e

By on 4 Setembro, 2020

O novo Lexus UX 300e é um crossover elétrico pleno de influências da cultura japonesa, bem patentes na sua linguagem de design, bem como no processo de produção dos artesãos Takumi de que a marca nipónica tanto se orgulha. O UX 300e é, segundo a Lexus, o primeiro automóvel de luxo 100% elétrico produzido em série no Japão e é um dos novos pilares do processo contínuo de eletrificação da sua gama, história que leva já 15 anos de experiência e atualmente com uma oferta de 10 modelos full-hybrid.

Se por fora o UX 300e tem dimensões relativamente compactas, no habitáculo a marca nipónica fez de tudo para que a sensação de espaço fosse uma constante, inspirando-se, para isso, na arquitetura japonesa. O designer-chefe do UX 300e, Tetsuo Miki, refere: “De uma maneira geral, as casas japonesas têm uma varanda que divide o interior e o exterior – e que facilita a passagem de um lado para o outro. Esse conceito inspirou o novo UX 300e e confere-lhe a ligação perfeita entre o interior e o exterior do automóvel.”

Ainda no habitáculo, foi dada especial atenção à forma como a secção superior do painel de instrumentos foi desenhada, parecendo prolongar-se além do para-brisas, até ao exterior do carro, facilitando a condução em ambiente urbano e em espaços pequenos. Os acabamentos do painel são igualmente inspirados num papel conhecido por “washi”, imitando o seu típico grão, utilizado nas portas de correr de papel das tradicionais casas japonesas. Já os bancos utilizam uma pele e um procedimento inspirado em “sashiko”, uma técnica de revestimento com 1200 anos.

“Omotenashi” é uma antiga filosofia japonesa segundo a qual os clientes devem ser tratados como se fossem convidados para nossa casa. Este princípio foi uma prioridade para os designers da marca. Os limpa para-brisas, por exemplo, param automaticamente quando se abre uma das portas, evitando molhar um passageiro que entra ou sai do UX 300e e o ar condicionado descarrega iões que enchem o habitáculo de ar fresco e criam uma atmosfera que hidrata a pele e o cabelo. Já os vidros elétricos diminuem a velocidade ao fechar para reduzir o ruído, inspirando-se na forma elegante com que uma ‘fusuma’ (porta de correr) é fechada nos restaurantes japoneses mais requintados.

O Lexus UX 300e deverá chegar a Portugal no primeiro trimestre de 2021.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)