Mercedes EQXX cumpre a promessa com mais de mil quilómetros percorridos

By on 18 Abril, 2022

A primeira viagem oficial do Mercedes-Benz Vision EQXX está cumprida, tendo percorrido 1008 quilómetros de distância com apenas uma carga de bateria.

Apresentado no início do ano como um protótipo que nem sequer vai dar origem a um novo modelo, uma vez que se trata de um autêntico laboratório sobre rodas, o Vision EQXX da Mercedes-Benz prometia mais de 1000 quilómetros percorridos com apenas uma carga de bateria, sendo que esta era mais pequena e mais leve do que a utilizada no EQS.

Tudo isto, era conseguido através de um incrível trabalho desenvolvido no capítulo da aerodinâmica, mas também graças à utilização de uma nova bateria mais avançada que era 50% mais pequena e 30% mais leve do que a do EQS. E para ajudar a captar energia, este modelo conta ainda com painéis solares instalados no tejadilho.

Três meses depois de ter sido apresentado, o EQXX efetuou então a sua primeira viagem “oficial”, com partida nas instalações da Mercedes-Benz em Sindelfingen, às sete da manhã do passado dia 5 de abril e com chegada a Cassis, na Côte d’Azur, praticamente 12 horas depois, com 1008 quilómetros no contador e uma percentagem de bateria ainda nos 15%, o que se traduz em cerca de 140 km de autonomia ainda disponíveis.

A viagem de 12 horas e dois minutos teve o EQXX em movimento durante 11 horas e 21 minutos. A velocidade média registada foi de 87,4 km/h, mas a velocidade máxima registada chegou aos 140 km/h na autoestrada. Quanto à média de consumo, o valor registado foi de apenas 8,7 kWh por cada 100 km.

A rota de 1008 quilómetros teve início em Sindelfingen e terminou na Côte d’Azur, em Cassis, passando pelo túnel de Gotthard e por Milão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)