Mini usa tejadilhos como telas para obras de arte nos seus modelos elétricos

By on 21 Janeiro, 2022

A Mini desafiou quatro artistas portugueses a compor uma obra de arte, que fará parte do tejadilho de um Mini Cooper SE elétrico. No total serão 100 unidades, 25 para cada artista, que podem ser encomendadas através do site da marca.

A Mini sempre teve uma apetência especial pela decoração do tejadilho de cada um dos modelos da marca, sendo que a mais conhecida de todas é mesmo a presença da Union Jack, a bandeira do Reino Unido. Depois disso, há também versões xadrezadas e diversas outras, mas agora, o conceito vai ainda mais longe.

Em parceria com quatro artistas portugueses, a marca lançou o desafio de criar uma verdadeira obra de arte para decorar este espaço e o resultado é fantástico. Ana Humana, Fidel Évora, André da Loba e Tamara Alves são os quatro artistas portugueses que responderam ao desafio da marca, contribuindo com a sua visão para alimentar esta ideia.

Por parte da Mini, há 100 tejadilhos disponíveis, 25 por cada um dos artistas, que serão disponibilizados, em opção, aos clientes da marca que comprarem um Mini Electric. O valor do opcional será de 750 euros, sendo que este valor vai reverter para projetos de arte urbana em Portugal. O opcional do tejadilho personalizado inclui uma rizografia com o mesmo desenho.

“Na MINI acreditamos que, embora todos diferentes, somos muito mais fortes juntos. Assim, não só abraçamos, como celebramos as diferenças. A diversidade – de género, idade, cultura, identidade e orientação sexual e estilos de vida – faz parte do nosso ADN e é algo que queremos enaltecer, algo a que queremos dar voz. Com este projeto, que muito nos orgulha, materializamos esta voz, com os MINI Electric a tornarem-se veículos de arte na promoção da diversidade, e logo com um propósito social de apoio a projetos de arte urbana que nos motiva a todos”.

Pedro Faria, Brand Manager da MINI

Ana Humana é ilustradora e designer. As suas criações inspiram-se no universo dos cartoons e das comics, retratando muitas vezes situações quotidianas, com um toque de humor e ironia.

André da Loba combina no seu trabalho a ilustração, a escultura, a animação e a escultura com um toque estilizado de formas e contornos e uma abordagem minimalista. 

Fidel Évora é natural de Cabo Verde e na sua pintura procura criar diálogos que são, ou propositadamente ou acidentalmente, esquecidos, e que trazem à tona memórias importantes da identidade coletiva de hoje.

Tamara Alves é uma artista visual e ilustradora fascinada com a estética das ruas e o contexto urbano. As suas criações encontram inspiração num universo de figuras humanas e animais em interações com objetos e paisagem.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)