Missão cumprida! O Kia EV6 percorreu 5108 quilómetros em menos de 90 horas

By on 14 Setembro, 2022

Inspirados por um teste de resistência de Sir Stirling Moss, a equipa da Driven to Extremes ligou a cidade de Oslo a Lisboa em menos de quatro dias e num carro totalmente elétrico.

A equipa da Max Adventure já chegou a Lisboa, depois de ter saído de Oslo, na Noruega, no passado dia 5 de setembro. Pelo caminho, ficou a passagem por 16 países e um percurso de 5108 quilómetros que foi percorrido em menos de 90 horas. Usando a tecnologia de carregamentos rápidos para não prejudicar muito o tempo de viagem, o Kia EV6 Air teve um desempenho excecional ao longo de toda a viagem.

O desafio “Driven to Extremes Euro EV Marathon” foi inspirado na aventura empreendida por Stirling Moss em 1952 quando, numa manobra publicitária para promover o então novo saloon de 4 portas Humber Super Snipe, o lendário piloto de competição, juntamente com três dos seus “amigos rápidos”, visitou 15 países europeus em menos de cinco dias. Depois da saída de Oslo, a equipa dirigiu-se para a fronteira com a Suécia, seguindo-se a Dinamarca, e depois Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Liechtenstein, Áustria, Itália, Eslovénia, Mónaco, Espanha e, finalmente, Portugal.

Desta forma, no plano inicial da Max Adventure estavam os mesmos 15 países e cerca de 120 horas para percorrer todo o percurso. Mas como em viagens longas há sempre muita margem de manobra, mesmo num carro elétrico, acabaram por ser 16 os países percorridos, num total de tempo inferior a 90 horas e numa distância de 5109 quilómetros.

Fica assim provado que é possível e até fácil percorrer grandes distâncias com um automóvel elétrico totalmente de série e utilizando a infraestrutura de carregamentos já disponível, especialmente num modelo como o Kia EV6, que inclui a tecnologia de carregamento rápido do sistema de 800 V e uma autonomia máxima de 528 quilómetros com apenas uma carga. Capaz de reabastecer a bateria dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos com um carregador de 350 kW, ou em 1 hora e 13 minutos com um carregador de 50 kW, o Kia EV6 permitiu à equipa selecionar os pontos de paragem ideais ao longo do percurso. Além de ainda ter a vantagem de oferecer um amplo espaço a bordo, perfeito para viagens mais longas.

Mac Mackenney, líder do projeto, referiu: “O objetivo nunca foi superiorizarmo-nos a Sir Stirling, mas sim demonstrarmos que é fácil empreender grandes viagens transcontinentais num EV aqui e agora, em 2022. Muita gente ainda encara os EV como sendo ineficazes ou incapazes de assumir a função de meio de transporte quotidiano fora de um contexto urbano, mas o Kia EV6 e a rede de postos de carregamento demonstram que tal não é verdade”.

Gostaríamos de agradecer à Kia UK (Reino Unido), à Kia Bil Norge (Noruega) e à Kia Portugal pelo seu apoio e hospitalidade, para além de manifestarmos o nosso reconhecimento pelo entusiasmo e simpatia com que fomos sendo brindados ao longo do nosso percurso, desde um dos pontos mais a norte da Europa, até um dos pontos mais a sul”, adiantou.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)