Nissan explica como funciona o e-Pedal que acelera e trava com o mesmo pedal

By on 8 Setembro, 2022

Na apresentação do novo Nissan X-Trail, que decorreu esta semana, foi novamente mencionada a presença da tecnologia e-Pedal, que nos permite conduzir em cidade, por exemplo, de uma forma mais tranquila e eficiente.

O simples facto de se mencionar que quase não tocamos no pedal do travão é algo que podem fazer confusão a muitos condutores, principalmente aos que estão mais habituados a conduzir em cidade. No entanto, é justamente para esses que este sistema poderá ser uma excelente ajuda, uma vez que oferece uma condução mais simples.

Para acelerar, o movimento é precisamente o mesmo que já conhecemos, mas para “travar” ou abrandar mais do que o habitual, é usada a força de regeneração do sistema elétrico para fazer com que o carro perca velocidade. E claro, o pedal do travão continua sempre presente para quando for preciso, que será sempre, para parar num semáforo, para uma travagem mais brusca. E se não for suficiente, este é um sistema que poderá sempre desligar. No entanto, e por experiência própria, podemos afirmar que este é mesmo bastante útil em trajetos citadinos. É que esta não é uma novidade do X-Trail, uma vez que este sistema já existe há uns bons anos no Leaf, por exemplo, e também estará presente no novo Ariya, entre outros.

Para explicar como tudo funciona da melhor forma possível, o melhor é mesmo é ver o vídeo que a Nissan acaba de divulgar com todos os detalhes de utilização deste sistema.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)