Nissan mostra as principais vantagens do novo sistema ProPilot Assist 2.0

By on 12 Outubro, 2022

A segunda geração do sistema ProPilot Assist da Nissan está ainda mais completa e capaz de auxiliar o condutor, principalmente nas viagens mais longas de autoestrada. Venha descobrir como tudo funciona.

Ainda antes de começarmos a receber os automóveis equipados com um sistema de condução totalmente autónoma (nível 5), já há construtores com tecnologia suficiente para explorar muitas soluções mais práticas para o dia-a-dia.

No caso do ProPilot 2.0 da Nissan, por exemplo, que vamos conhecer com o seu novo Ariya, é necessário manter uma velocidade permanente em autoestrada e manter a distância para o veículo da frente de uma forma automática, mas sempre na mesma faixa. Mas se tiver de efetuar uma ultrapassagem, o sistema também consegue dar uma ajuda. Além disso, as informações do sistema de navegação estarão sempre visíveis nas saídas e interseções, para que saiba sempre qual a rota correta para seguir. E para que o sistema e o condutor saibam sempre onde estão, o posicionamento por satélite consegue determinar a posição de carro com erros que rondam um centímetro.

Em autoestrada, poderá usar o sistema com o máximo de conforto e tirar as mãos do volante enquanto viaja. O ProPilot Assist 2.0 vai manter o carro corretamente na faixa de rodagem, ao mesmo tempo que vai lendo os olhos do condutor para detetar sinais de fadiga. No caso de não haver resposta por parte deste, o sistema inicia uma paragem de emergência com o máximo de segurança possível, sinalizando o automóvel.

Os mais variados sensores e radares do Nissan Ariya conseguem detetar todos os outros automóveis à sua volta e em autoestrada, por exemplo, se o sistema detetar que há um carro mais lento à frente, pode mesmo sugerir uma ultrapassagem, bastando que o condutor aceite a sugestão e participe na manobra por uma questão de segurança, mas com um nível de stress muito mais reduzido.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)