Nissan revela detalhes da motorização e-4ORCE AWD para o novo Ariya

By on 5 Junho, 2020

“Um revolucionário sistema de tração integral com motorização elétrica.” É esta a forma como a Nissan apresenta o novo sistema e-4ORCE.

Quando o AUTOMAIS esteve no Salão de Tóquio, conheceu esta nova motorização. Mas, infelizmente, as condições atmosféricas adversas impediram o ensaio em pista do Leaf equipado com o e-4ORCE. Desde outubro que a Nissan não dizia nada sobre este sistema, voltando agora ao tema revelando mais dados.

O e-4ORCE é um sistema 100% elétrico que utiliza dois motores elétricos. Dai o prefixo “e”. Quanto 4ORCE (lê-se Force) traduz as capacidades dinâmicas do sistema de propulsão, com o 4 a representar a tração integral. A tecnologia ainda não está totalmente pronta, mas está quase pronta para ser estreada no Ariya. 

O sistema oferece aceleração instantânea, suave, bem como um alargado controlo em várias situações de condução, seja numa ultrapassagem ou no desvio de um obstáculo. A Nissan promete um chassis equilibrado com direção precisa e um comportamento de primeiro nível. Para isso, o sistema modula, constantemente, a potência entregue por cada um dos motores e controla, mesmo, cada roda individualmente. Por defeito, a distribuição de binário é 50/50, mas o sistema permite transferir até 100% para os eixos dianteiro ou traseiro, consoante as necessidades.

Para evitar enjoos, a Nissan oferece uma regeneração da energia de travagem suave que reduz de forma assinalável o mergulho a cada travagem. Mas a maior vantagem do sistema é a confiança que oferece seja qual for o tipo de condição. Seja em neve, gelo ou piso molhado, o sistema controla a potência que chega as rodas, independentemente da asneira que o condutor faça ao volante. Se o condutor exagerar na aceleração, o e-4ORCE modela tudo e assegura maior segurança. 

Para já, os testes foram feitos debaixo da carroçaria de um Leaf, mas a estreia será no Ariya, desconhecendo-se se a Nissan vai usar o sistema no atual Leaf ou só na proxima geração.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)