No novo Volvo EX90, a forma segue a sua função, tal como podemos ver neste vídeo

By on 2 Novembro, 2022

Falta pouco mais de uma semana para conhecermos o modelo que vai mudar a história da Volvo, e este é o momento de descobrirmos mais alguns detalhes relacionados com o design do novo EX90.

Num dos últimos ‘teasers’ do Volvo EX90 antes da sua apresentação oficial prevista para o próximo dia 9, o tema é o design e a forma como a marca integrou alguns dos novos elementos, como o ‘lidar’ numa zona superior, os puxadores das portas embutidos ou a secção frontal com um desenho mais curvo na sua junção com o capot.

“Em termos de design foi um desafio conseguir integrar o lidar de uma forma que tenha não só boa aparência como ótima integração nos sistemas de segurança. Funcionará como a visão do automóvel, e embora pudesse ter sido colocado à volta da zona da grelha – o que seria equivalente a ter olhos nos joelhos – faz muito mais sentido colocá-lo o mais alto possível para que consiga ter o máximo alcance. É por isso que, em conjunto com os nossos engenheiros, decidimos integrá-lo na linha do tejadilho para maximizar a sua eficácia.”

T. Jon Mayer – Head of Exterior Design – Volvo Cars

Racionalizar para melhorar a autonomia.
Moldar e formar o exterior de um automóvel elétrico representa uma oportunidade para o design mostrar a sua eficiência. Um bom modelo elétrico tem de contar com uma superfície suave e aerodinâmica – pois a resistência aerodinâmica é inimiga da eficiência. O Volvo EX90 foi criado pretendendo otimizar a autonomia, por isso o design concentrou-se também neste aspeto. Com uma frente elegante e arredondada, combinada com puxadores das portas e vidros nivelados, a Volvo consegue assegurar que o ar flui sem interrupções em direção à traseira. Estes são elementos que afetam o denominado coeficiente aerodinâmico, utilizado para aferir a eficiência aerodinâmica dos automóveis. Graças a estas opções de design exterior, o Volvo EX90 atinge um coeficiente aerodinâmico de 0,29 – um número muito competitivo para um veículo com as dimensões deste SUV de 7 lugares.

“Inspirámo-nos na conceção de iates para delinear as proporções do Volvo EX90.  Se olharmos para a frente, este automóvel apresenta-se orgulhoso e confiante – com inspiração na capacidade de um veleiro atravessar as ondas no oceano. Mas, em geral, é também mais redondo, o que permite que o ar circule à sua volta de forma mais eficiente.”

T. Jon Mayer – Head of Exterior Design – Volvo Cars

Uma confiança calma e subestimada. Para muitas das escolhas de design do novo Volvo EX90, a fonte de inspiração voltou a ser a raiz escandinava da Volvo. Os dias de verão escandinavos, leves e longos e os invernos escuros e sombrios, inspiraram a inclusão de um teto panorâmico e de muito vidro na cabine, deixando entrar o máximo de luz possível.

“Dedicámos muito tempo à iluminação dentro do EX90, tentando criar um interior quente e uma expressão um pouco mais fria para o exterior. Isto está também ligado à forma como as pessoas na Escandinávia são muitas vezes vistas. Há uma confiança calma e subestimada que muitos entendem, ao início, como frieza. No entanto, ao conhecer melhor as pessoas, descobrimos que são realmente afáveis. É exatamente essa mesma confiança que estamos a tentar transmitir na expressão dos nossos modelos”.

T. Jon Mayer – Head of Exterior Design – Volvo Cars
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)