Toyota bZ4X – Ensaio Teste
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O Toyota bZ4X já está em Portugal e já tivemos oportunidade de o conduzir

By on 18 Novembro, 2022

O primeiro modelo da Toyota a ser desenvolvido de raiz para ser um automóvel totalmente elétrico já está a chegar ao nosso mercado e já tivemos um primeiro contato ao volante.

De visual arrojado e com dimensões acima do que as imagens deixam entender, o novo Toyota bZ4X faz parte de um ambicioso projeto da marca nipónica de se tornar numa marca com automóveis 100% isentos de emissões, na Europa, até ao ano 2035. É o primeiro modelo da família “Beyond Zero”, ou bZ, a chegar ao mercado nacional e poderá servir como alternativa 100% elétrica a modelos como um Toyota RAV4, por exemplo.

O desenho mais original da carroçaria e com diversas aplicações plásticas além dos painéis pintados dão-lhe um visual diferente, mais arrojado e tecnológico, que, segundo a marca, se inspira num formato de tubarão-martelo. Por outro lado, os sistemas de iluminação em LED também incluem a assinatura visual bZ, à frente e atrás, entradas de ar laterais e central no pára-choques dianteiro e um spoiler e difusor traseiro com um desenho mais arrojado e bem pronunciado.

Dimensões face ao RAV4

Em termos de dimensões, o bZ4X parece um SUV compacto, mas não é bem assim. Se o colocarmos lado-a-lado com um RAV4 e usarmos uma fita métrica, percebermos que o seu comprimento de 4,69 metros é nove centímetros mais longo que um RAV4. Além disso, a altura é inferior em 85mm, com um total de 1,6 metros e a largura fica praticamente igual, com 1,86 metros. Uma das maiores diferenças está na enorme distância entre eixos de 2,85 metros, que fica acima da do RAV4 em 16 centímetros.

A bordo, a distância entre eixos também contribuiu para uma boa dose de espaço, sem quaisquer dificuldades para quem viaja atrás ou à frente. E para o condutor, há uma boa posição de condução, ainda que não seja das mais simples de encontrar e nos tenhamos de habituar ao novo posicionamento do painel de instrumentos, um pouco mais acima do que o habitual. Ainda na frente, o monitor centra tátil de 12,3 polegadas é o elemento que assume o maior protagonismo, mas o desenho da consola e de diversos outros componentes está visivelmente mais atual e com uma escolha de materiais mais cuidada.

Com um ou dois motores elétricos

Para já, o Toyota bZ4X terá apenas uma versão disponível, com tração dianteira e com uma potência máxima do motor elétrico de 204 cavalos, alimentados por uma bateria de 71,4 kWh. A média de consumo indicada pela marca indica um valor entre os 14,5 e os 16,7 kWh/100 km, o que dá origem a uma autonomia a rondar os 500 quilómetros e a poder superar os 660 no caso de nos mantermos em cidade. No último trimestre do próximo ano chegará a versão de quatro rodas motrizes, equipada com dois motores de 109 cavalos cada, um em cada eixo, que conseguem uma potência máxima combinada de 218 cavalos. A autonomia e as médias de consumo ainda não estão homologadas, mas a Toyota prevê que os valores de ambas as versões fiquem muito aproximadas.

Em Portugal a gama será composta por três patamares de equipamento (Exclusive, Premium e Lounge), com preços a começar nos 52.990, 56.190 e 61.590 euros, respetivamente, no caso da versão de tração dianteira, que já se encontra disponível. Incluído neste valor está o plano de manutenção durante cinco anos ou 75 mil quilómetros, com uma periodicidade anual ou a cada 15 mil quilómetros. E para a bateria, a Toyota tem disponível uma garantia de dez anos ou um milhão de quilómetros. Isto, desde que não falte a nenhuma das manutenções programadas deste modelo.

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