Opel Astra Sport Tourer GS 1.2T 130cv – Ensaio Teste
Opel Corsa Electric Yes: O mais vendido da Opel, agora por 29.990 euros

Opel Zafira-e Life vai ter uma versão mais adaptada aos adeptos do campismo

By on 2 Setembro, 2022

Com o novo Opel Zafira-e, a opção totalmente elétrica deste modelo, vai estar disponível uma versão desenvolvida em parceria com a Crosscamp, mais destinada aos tempos livres.

O período pós-pandemia revelou uma enorme tendência para os modelos com mais capacidade de explorar o ar livre, saindo de casa rumo à aventura, seja apenas durante umas horas, dias ou por um período simplesmente indefinido. E com isso, os modelos comercias com uma secção traseira de tamanho mais generoso, começaram também a ser mais procurados pelas empresas de conversão e pelos entusiastas do campismo e caravanismo, com ideias para converter todo este espaço numa área em que podemos viver, pernoitar e mudar de local as vezes que quisermos, sem marcações, desmarcações ou mesmo planos.

E agora, com a chegada das versões totalmente elétricas a algumas destas gamas, surgem também novos horizontes por explorar e um dos modelos que serve de exemplo, é o novo Opel Zafira-e Life convertido pela Crosscamp e que esteve em exposição no último salão de caravanismo que termina este fim-de-semana na cidade de Düsseldorf.

O sistema elétrico deste modelo conta com uma bateria de 75 kWh, instalada sob o piso e a capacidade de ser recarregado com cargas até 100 kW de potência máxima. E a autonomia declarada ronda os 322 quilómetros, uma distância que já permite viagens mais longas e com menos paragens para carregamento.

Opel Zafira-e Life Crosscamp

A maior diferença e a menos convencional, no entanto, está mesmo no interior e tem a autoria da Crosscamp. Trata-se de uma empresa especializada na conversão de modelos para um ambiente interior mais aproximado ao de uma autocaravana, mas sem as desvantagens desta. Ou seja, com tudo fechado, o Opel Zafira continua a ser um automóvel perfeitamente normal e sem qualquer limitação. E no caso da Zafira-e, com motor elétrico e acesso a locais que já são específicos para este tipo de modelos.

As diferenças mais visíveis estão na presença de um tejadilho escamoteável, mas também de um toldo na lateral, que pode ser recolhido e ocupar apenas o espaço de um “pequeno tubo”, sem grandes desvantagens aerodinâmicas. Do lado de dentro, a Zafira-e pode ser transformada num quarto ou mesmo em dois, com o avanço em altura, ou então, numa zona de estar e de refeição para duas ou quatro pessoas, em média. Há um balcão de cozinha para lava-louça e fogão e diversas outras soluções possíveis para este capítulo, com mesas que se dobram, assentos que giram a 360 graus e se transformam de lugar de condutor para poltrona de descanso e tantas outras que só de olhar para o site da empresa nos dá vontade de sair de casa. Antes que pergunte, a resposta é não. Não há casa de banho.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)