Hispano Suiza Carmen Boulogne no Monterey Car Week
Hispano Suiza: marca ‘exclusiva’ renova imagem e inaugura nova era

Os atributos que a Hispano Suiza considera essenciais num hiperdesportivo

By on 6 Fevereiro, 2023

Ainda que não seja uma das marcas de maior destaque, a Hispano Suiza não fica atrás em termos de história e carisma. Atributos com que continua a desenvolver os seus modelos, usando tecnologias inovadoras como também fazia no passado.

Os Hispano Suiza Carmen e Carmen Boulogne marcaram um antes e um depois na indústria automóvel, da mesma forma que o fizeram os seus antecessores há mais de um século. Pioneiros em tecnologia, elegância, exclusividade e performance, tudo isso confere-lhes o titulo de hypercar, conceito que eleva a um novo nível as capacidades destes veículos.

Cada um destes modelos é único, uma vez que todas as unidades são desenvolvidas em função dos gostos de cada cliente e por entre mais de 1900 configurações disponíveis. Mas como base de tudo isso, estes são os atributos que a marca continua a considerar essenciais no desenvolvimento dos seus modelos.

1. Tecnologia. Os Hispano Suiza foram desenvolvidos, literalmente, nos circuitos de competição. O departamento técnico da casa espanhola é formado por reputados engenheiros e mecânicos de competição, com experiência em campeonatos com a dimensão da Fórmula E. Para mais, a marca conta com o ex-piloto de Fórmula 1 e de turismos, Luis Pérez-Sala, como piloto de desenvolvimento, o qual pôde percorrer quilómetros incontáveis ao volante do Carmen no Circuito de Barcelona-Catalunya, e nas estradas das respetivas imediações.

Por tudo isso, não é segredo que a Hispano Suiza tenha criado um veículo avançado para o seu tempo, fazendo uso de tecnologias de vanguarda, raramente antes vistas num modelo concebido para circular em estrada.

O resultado é um veículo com 1114 cv de potência, no caso do Carmen Boulogne, e com 1019 cv, no caso do Carmen, equipado com um sistema de propulsão totalmente elétrico, com o qual é possível percorrer cerca de 400 quilómetros com uma carga completa, e com zero emissões. Tudo graças à bateria com 80 kWh de capacidade.

2. Prestações. O que seria um hypercar sem prestações de sonho? Os dois Hispano Suiza também cumprem esta importante condição, estando aptos a cumprir os 0-100 km/h em menos de três segundos. Com uma potência prodigiosa (820 kW), e um peso em ordem de marcha de apenas 1690 kg (menos 60 kg no caso da versão Boulogne), as capacidades do Carmen, em termos de performance, são de primeira ordem. E ainda que tenha sido concebido para a estrada, evolui perfeitamente em pista, ao nível de veículos de competição.

3. Design. O design é um dos sinais identitários, e um dos fatores diferenciadores, da Hispano Suiza. A marca cuidou dos detalhes, tanto do exterior, como do habitáculo, e tentou que cada pessoa que aceda a um dos seus veículos sinta que se encontra no interior de um dos automóveis mais exclusivos jamais criados.

Para o exterior, a Hispano Suiza decidiu basear-se num dos ícones dos anos de 1930, o H6C Dubonnet Xenia, modelo que representava uma evolução do Xenia, mais potente, e com uma carroçaria mais aerodinâmica. O Carmen é uma representação moderna desse automóvel, adaptado aos novos tempos, com motor elétrico e as mais avançadas tecnologias.

Quanto ao interior, conta com os melhores materiais, inspirando-se no dos modelos mais luxuosos da Hispano Suiza. O habitáculo, de dois lugares, irradia refinamento e opulência, e complementa, na perfeição, a performance do Carmen. No painel frontal, por exemplo, são utilizados revestimentos em madeira, e em alumínio de alta qualidade mecanizado. O clássico mostrador do relógio, situado ao centro do painel frontal, reflete a posição dos relógios dos primeiros automóveis da marca. De igual modo, o seletor da transmissão de formato triangular evoca o triângulo em aço que se encontrava no painel frontal de anteriores modelos da marca.

4. Exclusividade. Não existem dois Hispano Suiza iguais, e isso também constitui uma parte importante do conceito hypercar, uma vez que cada proprietário pode contar, na sua garagem, com um modelo inimitável, feito especificamente para si, graças ao programa “Unique Tailormade”. Através dele, o cliente da Hispano Suiza pode escolher entre mais de 1904 combinações para o interior e exterior do seu novo Carmen, configurando, desta forma, um modelo único.

Além do mais, a produção dos Hispano Suiza Carmen e Carmen Boulogne está limitada a 24 unidades.

5. Lenda. A Hispano Suiza é história pura da indústria automóvel espanhola, europeia e mundial. Fundada em Barcelona, em 1904, a empresa fabricou mais de 12 000 automóveis, e mais de 50 000 motores de avião, na sua primeira era, entre 1904 e 1946. O seu caráter pioneiro, o design, as prestações, a qualidade e o luxo atraíram aristocratas, intelectuais e artistas, como o rei Alfonso XIII, Coco Chanel, Albert Einstein ou Pablo Picasso.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)