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Perguntas comuns sobre veículos híbridos plug-in, respondidas por quem sabe

By on 19 Janeiro, 2022

Atualmente, três em cada dez automóveis comercializados no mercado europeu já incluem uma solução híbrida, sendo que as versões plug-in estão a ganhar cada vez mais destaque. Por se tratar de uma tecnologia mais ou menos recente, ainda há quem tenha diversas dúvidas, mas para esclarecer tudo, a Seat pediu a César Mendez, Responsável pelos Híbridos na I+D da SEAT S.A., uns minutos do seu tempo para que todas as dúvidas ficassem clarificadas.

“Qual é a autonomia elétrica dos PHEV?”

(Rita Esteves de Matos, de Portugal)

“A vantagem dos PHEV está em não dependerem do motor de combustão para carregar a bateria. Temos uma tomada de carga que nos garante que a cada manhã, quando entramos no veículo, temos a bateria a 100%. No caso do SEAT Tarraco e-HYBRID, por exemplo, a autonomia elétrica é de 49 quilómetros, pelo que poderá realizar a maioria dos trajetos que faz diariamente em modo 100% elétrico”.

“Os híbridos são adequados para trajetos longos?”

(Aleksandra Rekas, da Polónia)

“Completamente”, responde César. “Graças a uma combinação eficiente dos dois motores, o de combustão e o elétrico, os trajetos de média e de longa distância podem ser enfrentados sem qualquer problema. No caso do SEAT Tarraco e-HYBRID, por exemplo, a autonomia total chega aos 730 quilómetros”.

“Quanto tempo demoram a carregar?”

(Alberto González, de Espanha)

“Tudo depende do cabo e da corrente máxima de carga. Uma boa decisão é dispor de uma SEAT Wallbox em casa. Desta forma, otimizam-se as condições de carga, permitindo repor a capacidade elétrica total da bateria em apenas três horas e meia”.

“Como funciona a recuperação de energia?”

(Patrick Röschl, da Áustria)

“De duas formas. Por um lado, ao libertar o pedal do acelerador, o motor passa a funcionar como um gerador que aproveita a inércia do veículo. Por outro lado, ao pisar o pedal de travão, na primeira fase o motor passa a atuar como gerador aproveitando o efeito de travagem, ou travagem regenerativa”.

“Como se comportam os híbridos com temperaturas baixas?

(Jonathan Björkvik, da Suécia)

“Não há qualquer problema. Enquanto os componentes do sistema de alta tensão estiverem sob temperaturas abaixo de -10ºC trabalhará o motor de combustão, mas depois de alguma condução e de superada essa temperatura, o motor elétrico entrará em funcionamento”.

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