E-5008: O SUV elétrico de sete lugares da Peugeot
Peugeot 3008 & E-3008: Nova geração chega em maio e já tem preços

Peugeot 308 e 308 SW vão passar a ter uma versão totalmente elétrica

By on 14 Setembro, 2022

A nova geração do Peugeot 308 e os seus dois formatos de carroçaria, vão adicionar uma versão totalmente elétrica à sua gama em meados do próximo ano.

A família 308, da Peugeot, vai receber novos elementos em 2023. Contam com os mesmos formatos de carroçaria já existentes, o de cinco portas e a carrinha, mas incluem uma motorização totalmente elétrica, com uma autonomia acima dos 400 quilómetros.

A eletrificação é algo que já parte da gama 308 desde o início da sua comercialização, uma vez que as versões híbridas plug-in são as de maior destaque nesta gama. Com a chegada da carrinha ao mercado nacional, voltou-se a confirmar esta tendência, mas a cereja no topo do bolo fica mesmo a cargo das versões totalmente elétricas desta gama, sendo que a carrinha é mesmo uma novidade absoluta neste segmento.

Visualmente, estas novas versões e-308 são praticamente iguais às que já conhecemos, com toda a agressividade deste novo modelo e com a presença do novo logo da marca. Nas versões totalmente elétricas, que serão disponibilizadas com os níveis de equipamento Allure e GT, além da designação com o um ‘e’ minúsculo colado na tampa da bagageira, há apenas a destacar as novas jantes de liga leve de 18 polegadas e um ligeiro ajuste na aerodinâmica de forma a melhorar o desempenho do sistema elétrico.

O motor que equipa estas novas versões é totalmente novo e oferece uma potência máxima de 156 cavalos e 260 Nm de binário. É alimentado por um sistema de 400 V, que inclui uma bateria de 54 kWh e já composta por 80% de Níquel, 10% de Manganês e 10% de Cobalto. A otimização de funcionamento de todo o sistema, fez com que os engenheiros da marca tivessem estudado todos os componentes, com o objetivo de tentar obter o máximo de eficiência do mesmo. E no que diz respeito a consumos, o valor médio indicado para este modelo é de apenas 12,7 kWh para cada 100 quilómetros, resultando numa autonomia máxima acima dos 400 quilómetros.

A tomada de carregamento do sistema aceita todos os modos disponíveis, incluindo os dos postos de carregamento rápido em que, com uma potência de 100 kW, consegue passar a carga da bateria dos 20 para os 80 por cento em menos de 25 minutos.

A chegada ao mercado das versões totalmente elétricas do Peugeot 308 está prevista para meados do próximo ano, sendo que nessa altura, a sua aquisição já poderá ser feita totalmente online, a partir de um computador ou mesmo do smartphone, com todos os passos que costumam estar incluídos num processo de compra de um automóvel e até a possibilidade de o receber em casa, sem qualquer custo acrescido.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)