Pierre Gonalons cria show-car elétrico inspirado no Renault 5 original

By on 7 Agosto, 2022

É apenas um show-car, destinado a celebrar os 50 anos deste icónico modelo, mas transporta-nos para um mundo de design e moda um pouco diferente do habitual.

O novo Renault 5 Diamant é um show-car desenhado por Pierre Gonalons, e que está destinado a assinalar o 50º aniversário de um dos modelos mais conhecidos da marca francesa e que viu comercializadas mais de cinco milhões de unidades ao longo da sua história de quase doze anos.

O trabalho conjunto entre a marca francesa é Gonalons, que faz parte do ranking dos 100 melhores criadores da Architectural Digest, deu origem a um modelo bastante original e que reconhecemos de imediato como um Renault 5, ainda que equipado com um motor elétrico.

Depois, as linhas da carroçaria foram enaltecidas com a eliminação de todos os elementos que pudessem comprometer o visual e tanto as óticas dianteiras como as traseiras foram substituídas por elementos em forma de pedra preciosa. As jantes de dimensões mais largas foram herdadas diretamente da Alpine, mas incluem um sol no seu centro, um símbolo que costuma estar associado às criações de Gonalons. E a pintura, apesar de parecer “apenas” cor-de-rosa, conta com uma base rosa com pigmentos dourados e que foi finalizada com um verniz brilhante, que cria tons fantásticos quando se encontra exposta ao sol.

No habitáculo, os detalhes mais originais surgem nos puxadores das portas, nas manivelas de abertura dos vidros e no comando da caixa de velocidades, que incluem esferas em latão dourado e muito brilhante. O elemento mais diferenciado é, talvez, o volante, que além do formato estranho, é construído em mármore. Ainda que não pareça, o habitáculo deste show-car conta com alguma tecnologia mais moderna, como o leitor de impressões digitais para destrancar as portas e os três mostradores digitais, que prestam homenagem ao mundo da relojoaria e incluem as informações essenciais para um automóvel elétrico: a velocidade, a carga da bateria e um relógio. Para a navegação e sistema de entretenimento, foi criada uma doca específica, destinada a receber o telefone do condutor, que tratará de todas essas informações.

Este show-car estará disponível para venda num leilão que se irá realizar em setembro e que também vai receber a versão gémea digital deste modelo, para o novo mundo dos NFT.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)