Polestar 2 BST Edition 270 conta com a presença dos novos Pirelli P Zero Elect

By on 15 Novembro, 2022

A opção mais desportiva do Polestar 2, totalmente elétrico, inclui alguns equipamentos destinados a otimizar as suas prestações, tal como o conjunto de pneus Pirelli criados especificamente para esta versão.

Com uma produção limitada a apenas 270 unidades, tal como anunciado na sua designação, a opção mais desportiva do Polestar 2 criada até ao momento foi pensada para quem aprecia todo e qualquer momento de condução. Entre os equipamentos mais exclusivos que foram escolhidos para esta opção, destaque para o conjunto de pneus da Pirelli, uns P Zero Elect, específicos para automóveis elétricos e com um índice de carga bem mais elevado que o habitáculo, de forma a estar de acordo com o peso mais elevado dos automóveis totalmente elétricos.

Os principais objetivos durante o desenvolvimento foram o desempenho dos pneus e a otimização das características típicas de um carro elétrico, sem comprometer a segurança em nenhum momento. Este P Zero obteve a pontuação mais alta na etiqueta energética europeia de pneus para travagem em piso molhado.

Tecnologia Elect desde o primeiro Polestar

A marcação Elect da Pirelli indica que as tecnologias deste pneu P Zero foram desenvolvidas para complementar as características únicas de carros movidos a bateria, como o Polestar 2 BST edition 270. Os compostos da banda de rodagem são projetados especificamente para controlar os 680 Nm de torque aplicados no pneu desde o arranque, oferecendo aderência imediata e limitando o desgaste causado pela derrapagem dos pneus. Os baixos níveis de resistência ao rolamento prolongam a vida útil das baterias e, consequentemente, aumentam o alcance da bateria do automóvel, enquanto a estrutura reforçada garante o suporte do elevado peso das baterias. O ruído produzido durante a condução é também reduzido ao máximo para não comprometer o silêncio característico destes automóveis, graças também à tecnologia Noise Canceling System (PNCS) da Pirelli, que com a inclusão de uma esponja absorvente de som diminui ainda mais o ruído do rolamento. 

O equipamento original criado para o Polestar 2 BST edition 270 marca um novo capítulo na colaboração da Pirelli com o fabricante sueco de veículos exclusivamente elétricos. O Polestar 1, o carro original da linha, é fornecido com o P Zero como equipamento original e foi um dos primeiros carros a ser equipado com pneus Pirelli com a marcação Elect. Graças às modernas técnicas de design virtual que otimizam e aceleram os processos de desenvolvimento, as duas marcas continuam a colaborar em novos projetos para o futuro. 

Marcação “HL” para cargas elevadas 

A marcação HL (carga alta), no flanco do P Zero criado para o novo Polestar 2 BST edition 270, indica que o pneu é capaz de suportar o elevado peso do carro e garantir altos níveis de conforto mesmo quando submetido a tensões significativas, como acontece, por exemplo, durante uma condução desportiva. Especificamente, o P Zero com a marca HL pode suportar volumes que excedem em mais de 20% o peso máximo que um pneu convencional consegue aguentar, e mais 9% do que um pneu XL nas mesmas dimensões.

Desempenho elétrico para os condutores

O Polestar 2 BST edition 270 foi criado pela Polestar como uma versão limitada de performance superior do Polestar 2 electric fastback. Serão produzidas apenas 270 unidades para os mercados europeu e norte-americano. Além dos pneus P Zero de 21 polegadas, o Polestar 2 BST edition 270 apresenta amortecedores ajustáveis, suspensão rebaixada, travões de alto desempenho, uma barra estabilizadora e uma potência de 350 kW e 680Nm.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)