Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Porsche Macan Elétrico será o primeiro modelo a incluir a nova plataforma PPE

By on 16 Janeiro, 2023

Chama-se PPE, ou Premium Platform Electric e é a nova plataforma destinada a modelos eletrificados de prestações mais elevadas que a Porsche está a desenvolver em conjunto com a Audi.

A Porsche continua a conquistar terreno no mundo da eletrificação, tal como é possível verificar no desenvolvimento que continua a ser feito na nova plataforma PPE, ou Premium Platform Electric, que se encontra a desenvolver em conjunto com a Audi. Tal como é referido pela marca, a PPE será a melhor forma de conseguir produzir modelos de maior volume de uma forma rentável, enquanto também oferece a tecnologia mais elevada e uma maior presença da sua gama de modelos eletrificados.

O primeiro modelo da Porsche que vai receber esta nova plataforma será o Macan totalmente elétrico, que inclui um sistema com uma arquitetura de 800V, uma motorização bastante potente e uma bateria da geração mais recente, com mais densidade energética e uma capacidade de carregamento superior.

Segundo as informações disponibilizadas pela marca, esta nova plataforma permite ser adaptada a diversas configurações de modelos, ajustando a distância entre eixos, a largura das vias e a altura ao solo consoante seja necessário. E ainda que não existam ainda dados mais concretos sobre os novos modelos, a Porsche já refere valores de potência que podem superar os 600 cavalos e um binário máximo acima dos 1.000 Nm, em conjunto com sistemas de tração traseira ou integral.

Até ao ano 2025, a Porsche prevê que metade das suas vendas já seja referente a modelos eletrificados, sejam estes híbridos plug-in ou opções 100% elétricas. E em 2030, o objetivo é que 80 por cento das vendas da marca sejam apenas referentes a modelos totalmente elétricos. E a nova plataforma é uma peça-chave para alcançar este objetivo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)